Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série revela os segredos da atmosfera terrestre

Produção mostra a importância da camada para o planeta

No segundo e inédito episódio de Terra, o Poder do Planeta, o geólogo Iain Stewart revela uma das principais forças naturais responsáveis por moldar o desenvolvimento da Terra. A bordo de um avião a jato, em viagem aos Andes e a Shark Bay, na Austrália, o cientista revela os fascínios da atmosfera. O programa vai ao ar na TV Brasil, às 20h30 de quinta (2).

Apesar de invisível, inodora, insípida e por vezes intangível, a atmosfera é uma das condições para a vida na Terra. Trata-se da camada que protege o planeta dos raios cósmicos e fornece o oxigênio necessário à vida.

Stewart mostra que o ar é como um fluido que preenche o mundo, responsável por fenômenos como a erosão das rochas e a formação de dunas de areia. Também controla o clima do mundo. Na Argentina, em um dos lugares mais tempestuosos da Terra, o cientista observa uma enorme tempestade ganhar força e explica as energias envolvidas.

A atmosfera da Terra é completamente diferente da de qualquer outro planeta. E de acordo com as leis normais da química, nem deveria existir. O extraordinário na atmosfera está na maneira como se formou. Quando o planeta nasceu, a atmosfera era composta de gases vulcânicos nocivos, não havia sinal do oxigênio de que os seres humanos dependem hoje.

Shark Bay, Austrália, é lar de algumas das formas de vida mais antigas do planeta: os estromatólitos. Essas bactérias simples foram os primeiros organismos a fotossintetizar e, com isso, bombearam oxigênio para o ar. Uma revolução, segundo Stewart. A camada de ozônio se formou e protegeu o planeta dos raios UV. E ainda permitiu o desenvolvimento de um novo tipo de vida, capaz de queimar oxigênio para sustentar um modo de vida mais complexo.

Sobre a série
Terra, o Poder do Planeta revela o mundo de maneiras novas e surpreendentes. O uso de imagens de satélite, com destaque para o recurso de “time lapse” – que em alguns segundos mostra imagens feitas ao longo de vários meses – joga nova luz sobre fenômenos terrestres até o momento obscuros ou de difícil visualização.

Em cada episódio, o geólogo inglês Iain Stewart explica os efeitos e a importância de uma força específica da natureza, como vento ou vulcanismo. Também examina as maneiras pelas quais essa força molda e influencia a vida na Terra, frequentemente em conjunto com outras forças.

Com cinco edições, cada uma com 60 minutos de duração, a série documental vai ao ar toda quinta-feira, às 20h30, na TV Brasil. O episódio é reprisado na madrugada para sexta, à 0h30, e no sábado da mesma semana, às 14h.

Serviço:
Terra, o Poder do Planeta – Ep. 2: Atmosfera
INÉDITO
Quinta-feira, 2 de julho, às 20h30.

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 01/07/2020 - 14:00 e atualizado em 01/07/2020 - 14:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí