Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta "Dona Violante Miranda", com Dercy Gonçalves

Comédia nacional é exibida pela emissora pública na sessão Cine Retrô

A comédia "Dona Violante Miranda" (1960) anima a faixa Cine Retrô que a TV Brasil exibe nesta quinta (30), às 22h30. A trama do filme de humor, estrelado pela saudosa atriz e humorista Dercy Gonçalves, traz no elenco personalidades da dramaturgia nacional como Odete Lara e Mauro Mendonça.

Com roteiro adaptado da peça homônima de Abílio Pereira de Almeida e direção de Fernando de Barros, o longa-metragem nacional de humor acompanha a história de Dona Violante Miranda (Dercy Gonçalves) que é cafetina e dona de um bordel em São Paulo no anos 1930.

Uma de suas meninas, a prostituta Rosita (Célia Coutinho) engravida e morre na hora do parto. Assim, com a morte prematura da moça que deixa uma filha, Violante resolve cuidar da menina recém-nascida como se fosse sua neta.

A pequena órfã se torna uma dama da sociedade em função da educação recebida. A jovem se apaixona pelo neto de um coronel, mas sua origem pode prejudicar o matrimônio quando os segredos do seu passado são revelados.

Sobre a sessão
Em ordem cronológica, a TV Brasil leva ao ar grandes produções brasileiras realizadas nos anos 1950 e 1960 com Dercy Gonçalves. A mostra já contou com os títulos "A Baronesa Transviada" (1957), "Uma Certa Lucrécia" (1957) e "Cala a Boca, Etelvina" (1958).

Após o título atual, a próxima atração da faixa Cine Retrô é "Sonhando com Milhões" (1963). Além da janela às quintas, às 22h30, com reprise às 2h30 de quinta para sexta-feira, a sessão tem espaço na programação da emissora pública aos sábados, às 16h.

Com mais de oito décadas de carreira, Dercy Gonçalves teve uma trajetória de sucesso no teatro, cinema e televisão. A atriz faleceu em 2008 aos 101 anos. A seleção de obras em cartaz na TV Brasil destaca todo o talento da artista para o humor com sua verve cômica exaltada.

Além da inesquecível Dercy, as obras que a emissora pública exibe no Cine Retrô reúnem diversas personalidades da dramaturgia nacional como Grande Otelo, Odete Lara, Mauro Mendonça, Zezé Macedo e Paulo Goulart. Várias dessas produções incluem, ainda, números musicais emocionantes com ídolos de diversas gerações.

A TV Brasil ainda resgata outros clássicos do audiovisual na sessão Retrô Madrugada que vai ao ar de segunda a sexta, às 4h com produções marcantes. A faixa traz hilários filmes de humor do saudoso ator e diretor Amácio Mazzaropi e episódios da histórica série O Vigilante Rodoviário, pioneira na dramaturgia do país.

Ficha Técnica
Ano: 1960. Gênero: comédia. Preto e branco. Direção: Fernando de Barros. Roteiro: José Canizares e Fernando de Barros. Elenco: Dercy Gonçalves, Odete Lara, Fernando Baleroni, Elísio de Albuquerque, Célia Coutinho, Mauro Mendonça, Marina Freire, Eleonor Bruno. Inédito. Duração: 75 min. Classificação Indicativa: 12 anos.

Serviço
Cine Retrô – Dercy Gonçalves - "Dona Violante Miranda" - quinta-feira, dia 30/7, às 22h30, na TV Brasil
Cine Retrô – Dercy Gonçalves - "Dona Violante Miranda" - quinta, dia 30/7, para sexta-feira, dia 31/7, às 2h30, na TV Brasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/07/2020 - 12:45 e atualizado em 29/07/2020 - 12:45

Últimas

O que vem por aí