Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe produções temáticas no Dia da Consciência Negra

Emissora pública leva ao ar uma série de programas diversificados

TV Brasil apresenta uma programação especial neste sábado (20), data que marca o Dia da Consciência Negra. A emissora pública combina a exibição de uma faixa de cinema nacional com produções musicais e séries de documentários.

As atrações temáticas começam no início da noite, às 18h, com a série documental Transversal do Tempo que traz uma edição com o veterano músico Mestre Lumumba. Logo depois, às 18h30, o filme "Jeca e seu filho preto" (1978), estrelado pelo comediante Amácio Mazzaropi, está em cartaz na sessão Cine Retrô.

Mais tarde, às 22h, o destaque é a produção Segundo Take. O diretor Jeferson De convida o ator Romeu Evaristo para um duplo desafio: encenar dois papeis emblemáticos no clássico da sétima arte "Eles Não Usam Black-tie" (1981).

Na sequência, a TV Brasil exibe os programas musicais Todas as Bossas e Cena Instrumental, às 22h30 e 23h30, respectivamente. Primeiro, o sambista Martinho da Vila faz um show intimista com sucessos da carreira. Após o espetáculo do bamba, os jovens do Trio Julio mostram seu talento em uma performance no estúdio do canal e batem um papo com a apresentadora Bia Aparecida.

Conteúdos especiais

Primeira atração temática da emissora pública no Dia da Consciência Negra, o seriado Transversal do Tempo revela a história de brasileiros que reinventaram suas funções na sociedade depois dos 60 anos de idade. A produção documental aborda a trajetória Mestre Lumumba neste sábado (20), às 18h.

O episódio que mergulha nas vivências do músico mostra entrevista em que Mestre Lumumba comenta diversos assuntos. Ao redor da família e amigos, o convidado recorda sua história de família, destaca a relação com a música desde a infância e fala com vitalidade sobre a velhice.

A seguir, às 18h30, a faixa Cine Retrô traz a comédia brasileira "Jeca e seu filho preto" (1978). O saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz negro. Com seu jeito simples, o artista abordou na trama a questão do preconceito racial.

Já às 22h, a atração é o programa da série Segundo Take em que o diretor Jeferson De recebe o ator Romeu Evaristo. O intérprete vai reproduzir cena marcante do premiado longa-metragem "Eles Não Usam Black-tie" (1981), sucesso do cineasta Leon Hirszman.

Durante o trecho escolhido, os personagens de Milton Gonçalves e de Gianfrancesco Guarnieri têm um diálogo que, apesar de ter sido escrito em 1958, para uma peça de teatro, permanece atual e impactante até hoje.

Sucesso de bilheteria nos anos 1980, o filme cativou o público e a crítica. Com astros da dramaturgia nacional no elenco, a produção foi agraciada com vários prêmios. Entre os principais reconhecimentos para o drama vale mencionar a conquista do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Logo depois, às 22h30, a TV Brasil apresenta dois programas musicais em sequência. Gravado com exclusividade, o show intimista "Martinho da Vila, Violão e Cavaco" integrou o projeto "Clássicos do Samba". O espetáculo foi registrado para o Todas as Bossas no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Durante a apresentação, Martinho da Vila canta obras consagradas do seu vasto repertório como "Casa de Bamba", "Canta, Canta Minha Gente", "Quem é do Mar" entre outras canções que marcaram sua carreira. O artista também versa e faz improvisos. No palco, o bamba é acompanhado por Gabriel de Aquino no violão e Alan Monteiro no cavaquinho.

A última atração especial temática da noite é o Trio Julio que se apresenta no Cena Instrumental, às 23h30. Com muito virtuosismo, eles tocam clássicos do choro e do samba no estúdio da emissora pública onde conversam com a jornalista Bia Aparecida, que comanda o programa.

Formado pelos irmãos Magno Julio, na percussão e pelos gêmeos Maycon Julio, no bandolim, e Marlon Julio, no violão 7 cordas, o trio executa composições como "Vatapá", de Dorival Caymmi; "Malandro", de Jorge Aragão e Jotabê; e "Peito Vazio", de Cartola e Elton Medeiros. O repertório também tem obras de Jacob do Bandolim, Pinxiguinha, Paulo Cesar Pinheiro, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Transversal do Tempo – sábado, dia 20/11, às 18h, na TV Brasil

Cine Retrô – "Jeca e seu filho preto" – sábado, dia 20/11, às 18h30, na TV Brasil

Segundo Take – sábado, dia 20/11, às 22h, na TV Brasil

Todas as Bossas – sábado, dia 20/11, às 22h30, na TV Brasil

Cena Instrumental – sábado, dia 20/11, às 23h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/11/2021 - 11:15 e atualizado em 19/11/2021 - 11:15

Últimas

O que vem por aí