Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil visita Museu da Imagem e do Som do RJ

Conhecendo Museus mostra acervo localizado no Rio de Janeiro

Um novo episódio da série Conhecendo Museus vai até o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro para conferir de perto uma parte da história cultural do país contada através da música e da imagem. O programa inédito vai ao ar na segunda-feira (29), às 7h15, na TV Brasil. 

Inaugurado em 1965, o MIS é considerado o primeiro museu audiovisual do Brasil. Além de preservar importantes coleções que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Praça XV, tombado em 1989, é em si uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos pavilhões construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. 

Além do prédio da Praça XV, o MIS começou a ocupar, nesse mesmo ano, um outro edifício, localizado no bairro da Lapa. Essa sede é atualmente ocupada por setores administrativos do museu e abriga parte da coleção disponível à pesquisa. 

O programa de segunda mostra o acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. O MIS não se restringe à guarda de objetos remanescentes do passado, mas está em dia com o presente e voltado para o futuro. Registra e preserva a memória, usando tecnologias disponíveis em cada época. 

São 30 coleções que reúnem 304.845 documentos nos mais variados suportes. Lá é possível conferir 93 mil fotografias, incluindo 1700 negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas, de grande valor histórico, algumas raras; uma discoteca de quase 60 mil discos entre LPs, compactos e 78 RPM, das diversas compilações, com cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. A maioria das coleções chegou ao MIS por meio de doação, e algumas foram adquiridas no momento de sua fundação. 

Além do acervo documental, o espaço possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções e uma biblioteca com aproximadamente nove mil títulos entre livros, catálogos, revistas e teses. Na reserva técnica, a atração desta segunda revela  preciosidades como o saxofone de Abel Ferreira, o piano de Ernesto Nazaré, indumentárias de Elizeth Cardoso e o bandolim do Jacob. 

Sobre o programa
Com 20 episódios sobre instituições culturais de norte a sul do país, a série traz edição diárias de segunda a sexta. A sequência de programas inéditos está organizada em dois eixos com roteiro de incríveis museus temáticos em dez estados do Brasil. A produção exibida pela emissora pública intercala um destino sobre moda e gastronomia com uma atração voltada para ciência e tecnologia.

Entre os espaços visitados, destaque para o Museu da Rapadura, na Paraíba; o Museu do Calçado, no Rio Grande do Sul; o Espaço Ciência, em Pernambuco; os Museus da Imagem e do Som, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os Museu da Vida e do Amanhã, também no Rio de Janeiro.

De forma dinâmica e objetiva, o Conhecendo Museus promove o resgate da memória nacional na telinha da TV Brasil em cada objeto, obra e documento que é mostrado. Esses espaços são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos e a revelação das histórias por trás das peças.

Fruto de uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a série divulga bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos. Sob esse prisma, o programa busca contribuir na formação dos jovens e no desenvolvimento da consciência crítica dos telespectadores.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.

Serviço
Conhecendo Museus - segunda-feira, dia 29/06, às 7h15, na TV Brasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 29/06/2020 - 14:00 e atualizado em 29/06/2020 - 14:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí