Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil visita o Museu do Doce de Pelotas (RS)

Espaço conta a história das tradicionais doçarias da cidade

O episódio inédito de Conhecendo Museus que a TV Brasil exibe às 7h15 de quinta-feira, dia 2, viaja até Pelotas (RS) e apresenta o Museu do Doce, que conta a história da cidade por meio das guloseimas. O lugar abriga uma exposição permanente com utensílios usados pelas tradicionais doçarias, relembra as primeiras lojas que investiram nesses produtos e mostra as peculiaridades arquitetônicas do município.

Construído em fins do séc. XIX, o casarão que abriga o Museu do Doce — este fundado em 2011 — é um dos símbolos do período mais rico de Pelotas, quando os charqueadores comandavam a economia local.

Os visitantes do museu podem não só contemplar as peças, mas tocá-las. Totalmente acessível para os deficientes visuais, o espaço conta com software de audiodescrição, maquetes táteis e alto-contraste nas cores.

Algumas das peças expostas foram feitas em impressora 3D, o que possibilita uma maior gama de sensações ao toque. O projeto é de estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que têm no Museu um laboratório para unir teoria e prática.

Sobre o Conhecendo Museus
Em nova temporada, o Conhecendo Museus apresenta instituições culturais de todo o país. Produção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a série tem 20 episódios inéditos que vão ao ar na TV Brasil de segunda a sexta, às 7h15.

Entre os espaços visitados estão o Museu da Rapadura, na Paraíba; o Museu do Calçado, no Rio Grande do Sul; o Espaço Ciência, em Pernambuco; os Museus da Imagem e do Som, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os Museus da Vida e do Amanhã, também no Rio de Janeiro.

Ao manter seu formato original, em que a câmera guia o telespectador, Conhecendo Museus apresenta edições que entretêm e agregam conhecimento. Sempre conduzidos por um especialista, os episódios dão vida aos museus e aos acervos, revelados ao público pelo depoimento de profissionais que atuam nesses espaços.

Serviço:
Conhecendo Museus – Museu do Doce
INÉDITO
Quinta-feira, 2 de julho, às 7h15, na TV Brasil.

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 01/07/2020 - 13:15 e atualizado em 01/07/2020 - 13:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí