Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogado explica o que determina a lei para as pesquisas de intenção de voto

O advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, explica que antigamente a legislação permitia que as empresas realizassem tanto enquetes quanto pesquisas de intenção de voto. A lei eleitoral também exigia que, ao divulgar dados sobre as intenções de voto, a empresa esclarecesse se foi realizada uma pesquisa ou uma enquete. Segundo o advogado, diferente de uma simples enquete com uma lista de perguntas, as pesquisas eleitorais são baseadas em dados estatísticos, seguindo um método científico para conseguir caracterizar a população através de uma pequena amostragem.

Rollo informa que para as eleições de 2016 as regras foram alteradas: não é mais permitido divulgar enquetes e a multa para o caso de descumprimento da lei são altíssimas. O advogado lembra que as pesquisas eleitorais podem muitas vezes influenciar o voto do eleitor, justificando uma regulamentação da divulgação destes dados.

Assista também ao episódio Pesquisas eleitorais e sua divulgação na TV
 




Criado em 23/09/2016 - 11:49 e atualizado em 23/09/2016 - 11:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí