Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Corrupção

Especialistas discutem o fato do país ser referência em escândalos e

3 a 1

No AR em 01/09/2011 - 01:00

O 3 a 1 desta quarta (31), às 22h, faz uma análise sobre as raízes da corrupção no Brasil, desde a colonização até os dias de hoje. Especialistas convidados debatem o fato de o país continuar sendo referência em escândalos e denúncias envolvendo políticos, empresários e juízes, mesmo não sendo o primeiro da lista.

Para falar sobre o assunto, o programa recebe a antropóloga Lia Zanotta, o cientista político Ricardo Caldas e a diretora do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, Jovita Rosa.

Segundo avaliação de Ricardo Caldas, as pessoas que estão no poder se apropriam do que é público. "Não temos uma ética do trabalho e isso gera, de certa forma, práticas de corrupção", diz. Para o cientista político,"apesar de existir países mais corruptos do que o Brasil, o sistema político como este não tem mais salvação".

Na opinião de Lia Zanotta "assim como existe uma cultura de tolerância, há também uma cultura contra a corrupção". "Há corrupção em toda a hierarquia, mas é evidente que ela é patrocinada pela elite", completa.
Em relação à participação da elite, a diretora do MCCE entende que "essa elite acha que está acima do bem e do mau". Para ela, "o profissional hoje entra na corrupção e não é punido no seu próprio conselho. E as penalidades têm que existir, inclusive, nos partidos".

A apresentação do programa 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/08/2011 - 22:10 e atualizado em 31/08/2011 - 22:10

Últimas

O que vem por aí