Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um açougueiro apaixonado por livros

O brasiliense Luis Amorim conta como transformou o próprio açougue em

3 a 1

No AR em 24/05/2012 - 01:00

No programa 3A1, Luiz Carlos Azedo entrevista um apaixonado pela leitura, que não mede esforços para proporcionar a todos a oportunidade de enveredar pelos caminhos da leitura:  Luís Amorim, um brasiliense que se alfabetizou aos 16 anos e só aos 18 conseguiu ler o primeiro livro.

Depois disso, Luiz não parou mais. O ponto de partida foi uma combinação inusitada: a associação de carne e livros. Ele abriu espaço, no próprio açougue, e montou uma minibiblioteca para emprestar livros gratuitamente aos interessados.


No começo não foi nada fácil. Até a Vigilância Sanitária foi chamada ao açougue para  impedir a mistura. Depois disso, a solução foi colocar os livros na calçada. Quem passasse podia ler ali mesmo ou até levar um título para casa. Assim nasceu a idéia de montar minibibliotecas nas paradas de ônibus da capital Federal. Hoje elas já estão em 40 paradas, com mil livros cada uma, sem nenhuma burocracia e sem sofrer qualquer tipo de vandalismo, como conta Luís.

No programa, o telespectador vai saber que hoje o açougue é a ONG "T-BONE CULTURAL" , que fecha a rua em uma comercial do plano piloto, em Brasilia, para recitais de poesias, palestras e shows musicais. No episódio, cenas da Orquestra Sinfônica de Viena e de valsas que encantaram a multidão que lá estava, além de Zé Ramalho, Milton Nascimento e muitos outros que levaram mais de 20 mil pessoas ao local, sem tumulto ou confusão.

O programa destaca ainda a nova invenção do Açougue Cultural: o lançamento da rede WI-FI nas paradas de ônibus, com Internet grátis até a distância de mil metros, além de computadores, também gratuitos, para quem estiver esperando o ônibus. E muitas histórias, lembranças e casos interessantes dos 14 anos de batalha de um açougueiro que tardiamente se apaixonou por cultura e que se preocupa em distribuir este conhecimento para quem não pode consumi-la por falta de recursos financeiros.




Apresentador: Luiz Carlos Azedo

Criado em 22/05/2012 - 18:25 e atualizado em 24/05/2012 - 18:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí