Digite sua busca e aperte enter

Arqueologias, Em Busca Dos Primeiros Brasileiros

Exibição sábado, 9h

Últimas

Nenhum conteúdo publicado nesta data.

Sobre o programa

Série documental mostra empenho de pesquisadores de campo
Série documental mostra empenho de pesquisadores de campo - Divulgação/Escrevendo & Filmes

Faz parte da cartilha nacional. Todo menino e toda menina aprende na sala de aula quem foi Pedro Álvares Cabral, o navegante que há meio milênio atravessou o oceano para descobrir o país, que um dia se chamaria Brasil. Mas, e antes do Brasil virar Brasil? Quem foram os primeiros habitantes desse pedaço do continente? De onde vieram, como chegaram e como viviam?

Durante muito tempo, o Brasil foi considerado um país cuja história e passado não ultrapassavam a barreira de sua descoberta pelos portugueses, no século XV. No máximo, acatava-se a tese oficial, servindo para todos aos povos das Américas, que projetavam a chegada do homem ao continente pelo Estreito da Beríngea há cerca de 15 mil anos. Mas esta hipótese é hoje bombardeada por evidências, que projetam o Brasil num novo patamar de ciência e de história. Uma coisa é certa: a passagem e eventual fixação de grupos caçadores-coletores-pescadores e populações ceramistas ao longo da costa e do interior das terras brasileiras deixou vestígios que resistiram ao tempo.

Esses vestígios são a matéria-prima e o ponto de partida para a série documental Arqueologias, Em Busca Dos Primeiros Brasileiros, realizada em localidades diversas e distintas do Brasil, tendo como tom e estilo a investigação lúdica que alinha a curiosidade do público, o olhar estético do fotógrafo e o empenho de pesquisadores de campo, em busca desse que terá sido o primeiro brasileiro.

O que vem por aí