Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A poesia de Pedro Ernesto e Judith Grossman

Esta semana, o Arte do Artista é todo dedicado à poesia brasileira,

Arte do Artista

No AR em 13/12/2014 - 00:30

Aderbal Freire-Filho e Pedro Ernesto.Pedro Ernesto é poeta pouco conhecido, mas que já foi elogiado até por Carlos Drummond de Andrade. "Sempre fui funcionário público, sempre aproveitando aquela rotina de repartição pública para escrever poesia", conta o poeta. Sem grande erudição literária, desde jovem produz uma poesia direta, baseada no mais banal e cotidiano, cheia de sabedoria popular e até termos chulos.

"Minha poesia, em determinado momento, desce ao mais comum, ao mais vulgar", comenta, antes de relembrar o dia em que rasgou um bilhete elogioso de Drummond. "Ele mandou através de um amigo, desembargador, um bilhete elogiando meu livro 'Poemas sem futuro', dizendo algo como 'gostei de sua poesia boa, é comunicativa`. Na época, eu fiquei com raiva e rasguei o bilhete, dizendo `comunicativa é o cacete!`", diverte-se.

Para fazer um digno contraponto, o programa termina com uma visita à casa de Judith Grossman, erudita poetisa, estudiosa da literatura alemã, professora e pesquisadora universitária, além de autora de livros como Viagem de Rocinante. Mas toda essa erudição não impede que pipoque em sua poesia o amor e o sexo. "Não me envergonho de meu romantismo, porque ele é muito concreto", diz Judith.

 




Direção geral e apresentação: Aderbal Freire-Filho
Direção artística: Fernando Philbert
Produção artística: Sérgio Cardia
Produção: Henrique Lima, Jefferson Mendes, Carol Spork, Luan  Tannure
Criação e texto: Aderbal Freire-Filho
Roteiro: Simplício Neto
Edição: Daniele Vallejo

Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Criado em 02/12/2014 - 21:08 e atualizado em 28/09/2016 - 19:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí