Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte do Artista recebe o cenógrafo português José Manuel Castanheira

Experiente profissional analisa seus trabalhos e teoriza sobre a sua

Arte do Artista

No AR em 02/09/2014 - 02:00

Aderbal Freire-Filho conversa, via Skype, com o cenógrafo português José Manuel CastanheiraNo cenário do Arte do Artista, Aderbal discute com o colega português através da internetO programa Arte do Artista desta semana entrevista José Manuel Castanheira, um dos cenógrafos mais admirados, atualmente, na Europa e que, aqui no Brasil, já criou cenários para peças como “Casa de Boneca”, “A prova” e “O que diz Molero”.

Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, o profissional português conversa, via Skype, com Aderbal Freire-Filho, para falar sobre o seu livro recém-lançado “Castanheira Cenografia”, no qual analisa seus trabalhos e teoriza sobre a sua arte.

Para ele “há um desconhecimento generalizado sobre o que é a cenografia”. “O verdadeiro trabalho do cenógrafo é a capacidade de criar mundos, de reinvenção de pequenos lugares ou, como eu chamo, microgeografias ficcionalizadas”, explica o experiente profissional com mais de 40 anos de carreira.

Segundo Castanheira, as novas tecnologias podem ajudar, mas nem sempre é assim. “O uso de novas ferramentas, às vezes, confunde e atrapalha a busca pela verdadeira essência”, pondera.




Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Criado em 27/08/2014 - 17:10 e atualizado em 28/09/2016 - 19:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí