Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Incêndios: a comparação entre as linguagem do teatro e do cinema

Peça virou filme concorrente ao Oscar e ganhou montagem no Rio de

Arte do Artista

No AR em 20/11/2013 - 01:00

Marieta Severo é a convidada de Aderbal Freire-Filho neste Arte do Artista (Foto: Ana Migliari)Quem veio antes: Eisenstein ou Eurípides? O ovo do teatro ou o ovo do cinema? As perguntas são feitas por Aderbal Freire-Filho no último episódio desta temporada do Arte do Artista.  O programa busca fazer uma comparação entre essas duas linguagens, respeitando as virtudes da poética do imaginário de cada uma delas.

A partir da peça "Incêndios", que virou um filme canadense concorrente ao Oscar e que, no momento, está em cartaz no Rio de Janeiro, o programa traça um paralelo entre esses dois mundos ao entrar nos bastidores do teatro, desmontando o espetáculo, invadindo algumas cenas e conversando com os atores do elenco liderado por Marieta Severo.

“Quem viu o filme, é difícil você competir, entre aspas, com aquelas imagens tão fortes. E aí a gente vê que o teatro, quando ele consegue se realizar e ter a força dele ali, ele tem uma força tão grande quanto a imagem. Tudo acontece passeando no tempo e no espaço, quarenta anos pra trás, quarenta pra frente, uma cena no oriente, a outra no ocidente, sabendo que o teatro pode fazer essas viagens todas e propor essa viagem pra imaginação do espectador”, diz Marieta.
 




Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/11/2013 - 13:14 e atualizado em 28/09/2016 - 19:39

Últimas

O que vem por aí