Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marighella

Escritor Mário Magalhães fala sobre a trajetória do político

Arte do Artista

No AR em 05/02/2014 - 01:00

O Arte do Artista desta semana fala de um homem que foi considerado, pelas forças da repressão no Brasil da ditadura militar, “o inimigo público número um”: Carlos Marighella. Apesar de terem feito de tudo para apagar o nome dele da história nacional, nos últimos tempos ele voltou à tona com toda a força. Caetano Veloso lançou, este ano, a música "Um comunista", a respeito dele e Mano Brown fez um rap para a trilha sonora do documentário "Marighella", de Isa Grinspum. Agora, o programa entrevista o escritor e jornalista Mário Magalhães, que dedicou 9 anos para escrever o livro "Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo", contando a epopeia da vida e da luta do baiano, filho de uma mulher negra e de um italiano, que foi um dos maiores comandantes da luta armada contra a ditadura.

“Como a história das aventuras de Marighella é de tirar o fôlego, tentei impor, na minha narrativa, um ritmo de tirar o fôlego também”, conta o escritor num bate-papo com Aderbal Freire-Filho. E no mesmo espírito de ação e heroísmo, disposto a ajudar a reavivar a memória social do brasileiro, o programa incorpora uma linguagem de thriller político e, enquanto Mário permanece como um embaixador sequestrado, isolado no estúdio do Arte do Artista, agora transformado num aparelho de guerrilha, o apresentador sai pela cidade do Rio, num fusquinha, para visitar locais que tiveram importância e destaque na história da guerrilha urbana no Brasil, como casas que serviram como aparelhos e o antigo prédio do DOPS, no centro do Rio, onde Marighella e inúmeros companheiros foram torturados.

Mário Magalhães conversa com Aderbal Freire-Filho sobre Marighella“Marighella não perdeu a guerra, pois muitas de suas lutas, as quais ele se dedicou como parlamentar, antes de entrar pelo caminho da guerrilha que lhe levou a morte, deram, sim, certo. Hoje o Brasil é um país mais justo, com programas e reformas sociais pelas quais Marighella lutou. E muitos dos companheiros dele, ex-guerrilheiros, hoje são grandes dirigentes ou pessoas influentes na vida nacional, como Franklin Martins, Fernando Gabeira e a própria presidente Dilma”, aponta Mário Magalhães.

Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

 

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/05/2013 - 14:50 e atualizado em 28/09/2016 - 19:30

Últimas

O que vem por aí