Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orlando Miranda

Incansável defensor do teatro nacional fundou o emblemático Teatro

Arte do Artista

No AR em 12/06/2013 - 02:00

Aderbal Freire-Filho recebe o produtor teatral Orlando MirandaNo Arte do Artista desta semana, Aderbal Freire-Filho cruza a Avenida Princesa Isabel ― fronteira imaginária que separa os bairros de Copacabana e do Leme ― para encontrar Orlando Miranda, um batalhador incansável do teatro brasileiro. Fundador do Teatro Princesa Isabel, na década de 1960, juntamente com Pedro Veiga e Pernambuco de Oliveira, ele relembra histórias de grandes momentos vividos no emblemático espaço, que continua atuante até hoje.

Lembranças como os primeiros shows de Bossa Nova ou a estreia da peça "Roda Viva", de Chico Buarque, com a encenação de José Celso Martinez Corrêa que, além de revolucionar o teatro nacional, provocou a ira da repressão militar. O entrevistado conta, por exemplo, sobre a sua luta, na época da ditadura, atuando como mediador entre o governo e a classe artística, à frente do Serviço Nacional de Teatro (SNT).

Além de recordar fatos marcantes e grandes nomes que passaram pelos palcos do  Princesa Isabel, como Pedro Paulo Rangel, Paulo Gracindo e Eva Todor, Orlando conta passagens que tiveram o tradicional restaurante Fiorentina como cenário, já que o ponto era uma espécie de Quartel-General dos atores cariocas.

Numa segunda parte do bate-papo, o estúdio do programa é transformado numa sucursal do teatro, no qual o convidado conta outras tantas saborosas histórias, sobre os comediantes que abrilhantaram os palcos do Princesa Isabel, como Juca Chaves, Ary Toledo, Jô Soares e Dercy Gonçalves, entre outros.




Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Criado em 04/06/2013 - 11:51 e atualizado em 28/09/2016 - 19:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí