Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os 60 anos do Tablado

Histórias da longa trajetória do espaço criado por Maria Clara Machado

Arte do Artista

No AR em 05/12/2012 - 01:00

José Lavigne conversa com Aderbal Freire-FilhoHá seis décadas, o Tablado vem se mantendo como uma das grandes instituições do teatro brasileiro, já tendo formado diferentes gerações de incontáveis estrelas dos palcos e da televisão, como Andréa Beltrão, Cláudia Abreu e André Mattos. Em função das comemorações dos 60 anos da escola, alguns deles estiveram no Arte do Artista para revisitar deliciosas histórias dessa longa trajetória, como o ator André Mattos, a atriz Guida Vianna, o diretor de TV José Lavigne e a diretora Cacá Mourthé, que administra o espaço criado por Maria Clara Machado.

Dramaturga que marcou o teatro infantil brasileiro com peças como Pluft, o Fantasminha e Maroquinhas Fru-fru, clássicos que encantam as crianças do Brasil e do mundo até os dias de hoje, o espírito de Maria Clara Machado continua vivo em sua obra. "O sentido de amador para a Maria Clara era o sentido de quem ama o que faz", comenta André Mattos, lembrando da luta da fundadora para que o Tablado se mantivesse sempre como um teatro amador e sem filial.

"Uma vez eu me reuni com a Maria Clara dizendo que o Tablado precisava crescer, se profissionalizar. Ela simplesmente respondeu dizendo que era eu que não cabia mais no Tablado, que para ela ia ser sempre um teatrinho na beira da Lagoa. Eu saí, mas voltei inúmeras vezes, como todos nós", recorda José Lavigne.

E por ter sempre apoiado a decisão da filha, o patriarca do Tablado também é homenageado neste programa, que exibe uma rara e exclusiva transmissão de um gol do escritor Aníbal Machado, marcado em seus tempos de jogador do Atlético Mineiro.




Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  Tablado

Criado em 27/11/2012 - 16:30 e atualizado em 28/09/2016 - 19:54

Últimas

O que vem por aí