Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carlinhos Brown: “o axé é uma linguagem própria do Brasil”

 

No aniversário de 30 anos do axé, o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown conversou com o Arte do Artista sobre o estilo musical. O compositor lamenta o preconceito que o gênero ainda sofre, principalmente com a sua redução a apenas um caráter comercial.

Em 1985 Luis Caldas lançou o sucesso “Fricote” e inaugurou o novo estilo musical, que misturava ritmos nordestinos, caribenhos e africanos. Na época de seu lançamento o estilo musical foi criticado por artistas e especialistas. O termo que passou a designar o ritmo foi escolhido pelo jornalista Hagamenon Brito num tom pejorativo, pois axé era uma gíria baiana para brega.

Rapidamente o gênero saiu da Bahia e conquistou público em todo país e o termo axé music ganhou conotação muito mais positiva.

Já para Carlinhos Brown o estilo tem grande importância, pois ajudou a consolidar a carreira de vários intérpretes brasileiros. Brown considera o axé um símbolo da cultura brasileira por evidenciar a miscigenação, uma característica do país.

“A axé music é uma mistura de tudo do Brasil. Muita gente o vê como um movimento, mas para mim ele sempre foi um grupo de estudos”, declara.

Assista também ao episódio: Carlinhos Brown e seus múltiplos talentos




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2015 - 15:45 e atualizado em 29/04/2015 - 15:43

Últimas

O que vem por aí