Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Camarote.21 se dedica às artes visuais

Animações, ilusões de óptica, e até uma exposição só em preto e branco

Camarote 21

No AR em 15/05/2018 - 22:15

Uma forma diferente de vivenciar a arte. Esta é a proposta do novo centro cultural de Paris "Atelier des Lumières", Ateliê das Luzes, inaugurado em abril. Unindo arte e tecnologia, o visitante tem a impressão de estar sobre um tapete voador. O que parece combinar muito bem com a obra do austríaco Hundertwasser. Um sistema de áudio e 140 projetores de vídeo prometem uma viagem de descobrimento de grandes nomes da história da arte.

O holandês Maurits Cornelis Escher foi um grande mestre da ilusão de óptica. Ainda hoje, suas gravuras fascinam - e confundem - o espectador. O Camarote.21 esteve em Leeuwarden, cidade natal de Escher, para conferir uma exposição sobre este artista dos enigmas visuais.

Os enigmas visuais de Escher no Camarote.21
Os enigmas visuais de Escher no Camarote.21 - Divulgação/DW Brasil

Como seria um mundo todo em preto e branco? "Black and White" é o nome de uma exposição sem igual: no Palácio das Artes de Düsseldorf, o visitante confere obras dos últimos 700 anos assinadas por nomes como Picasso, Giacometti e Gerhard Richter... apenas em preto e branco! E ainda confere uma instalação inteira toda em tons de cinza.

Está em cartaz na cidade de Wolfsburg, na Alemanha, a exposição "Facing India", "Encarando a Índia", em português. Seis artistas indianas elaboram uma visão contemporânea do país, abordando de causas sociais a ecológicas.

"Pawo", a palavra tibetana para heroi. Este é nome do filme de estreia do diretor Marvin Litwak, uma coprodução entre Alemanha e Índia. O drama baseado em fatos reais retrata a história de Dorjee, um jovem tibetano preso em 2008, durante os protestos contra o domínio chinês e que sobrevive a seis meses de tortura em uma prisão chinesa.

Um crânio gigantesco feito de utensílios de cozinha. A escultura “Very Hungry God”, em português "Deus com muita fome" é obra do artista indiano Subodh Gupta.
Ela faz parte da primeira grande retrospectiva dedicada ao artista na França.

Motion Design, ou design de animação. Esta é técnica usada para criar este tipo de vídeo: animações feitas a partir de formas geométricas, com look de cinema e que desconcertam o espectador. Com um quê de fantástico e surreal, vídeos como estes fazem sucesso nas redes sociais. Quanto mais absurdo e provocador, melhor. Ao menos esta é a tese do designer alemão Marco Mori. Com animações excêntricas, ele quer sacudir nossos padrões de visualização.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2018 - 10:30

Últimas

O que vem por aí