Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Canto e Sabor do Brasil especial de carnaval recebe o Grupo Paranga

Canto e Sabor do Brasil

No AR em 11/02/2024 - 11:30

Neste episódio do Canto e Sabor do Brasil especial com marchinhas de Carnaval, Paulinho Del Ribeiro recebe o Grupo Paranga para um delicioso almoço e bate-papo na cozinha da fazenda. O prato do dia é um delicioso ‘picadão’ ao molho madeira com panaché de legumes, tudo sempre preparado no velho fogão a lenha.  

O Grupo Paranga surgiu nos anos 1970, em São Luiz do Paraitinga (SP), quando quatro dos sete filhos do compositor e violinista Elpídio dos Santos, uniram-se para formar o grupo com o objetivo de resgatar a memória musical da cidade e divulgar o repertório do pai. Atualmente, o grupo é formado por Negão dos Santos, filho do compositor Elpídio dos Santos, que é músico (tendo o violão como seu principal instrumento), compositor, arranjador e produtor musical; João Gaspar, que é educador, compositor e produtor musical; além das cantoras Renata Marques e Lia Marques e Leo Couto. 

Canto e Sabor - Grupo Paranga 2

Os integrantes do Paranga foram os responsáveis pelo ressurgimento do carnaval luizense em 1981, caracterizado por tocar exclusivamente marchinhas compostas na cidade. O grupo Paranga fez parte do movimento de vanguarda “Lira Paulistana”, lançou seu primeiro LP “Chora viola canta coração” em 1983 e em 2009, na comemoração ao centenário de nascimento de Elpídio, gravou seu primeiro DVD "Tributo a Elpídio dos Santos”, com participações de Fafá de Belém, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, entre outros. Além do ‘Redoma’, álbum instrumental lançado em 2022, seus trabalhos mais recentes são o DVD “Festas, fogos, para-raio” (2019) e o EP “Que carnaval é esse” (2020). 

Paranga é a contração de Paraitinga, nome do rio que corta São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba, no interior paulista. 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/02/2024 - 15:10

Últimas

O que vem por aí