Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dados diversos indicam retomada do crescimento econômico

IPCA 15, empregos, índice de confiança do consumidor apontam melhoras

Cenário Econômico

No AR em 23/03/2018 - 19:00

Dados do IPCA 15, medição preliminar de inflação feita nos trinta dias intermediários, considerando a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, mostram redução de 0,38% para 0,10% na inflação, influenciada pela queda no preço dos alimentos.

Outro dado positivo para a economia foi o aumento de 0,16% no número de contratações, o equivalente a pouco mais de 60 mil postos de trabalho. O trabalho intermitente, parcial e o teletrabalho colaboraram para esse resultado.

A arrecadação total de impostos e contribuições federais chegou a R$ 105,122 bilhões em fevereiro, aumento de 10,67% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Receita Federal, o crescimento se deve à retomada da economia e ao pagamento do Refis e do programa de parcelamento dos débitos tributários.

O Índice de Confiança do Consumidor, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que houve aumento de 4,6 pontos. O índice alcançou 92 pontos, numa escala de 0 a 200. O índice de situação atual avançou mais de três pontos, mas ainda se mantém na zona de pessimismo. O grau de satisfação geral com a economia está em 84 pontos e a expectativa para os próximos seis meses foi para 118 pontos, o maior da série histórica.

O aumento comparativo ao ano anterior, de gastos de brasileiros no exterior e de estrangeiros no Brasil e do estoque de recursos do Tesouro Direto também dão sinais de recuperação da economia.

Quanto ao Fórum Mundial da Água, as discussões continuam pelo próximos três anos, até o próximo encontro, em 2021, que vai ser realizado no Senegal. As conclusões do evento sediado em Brasília dizem que ações ainda estão muito tímidas. Os problemas têm se agravado e os países não têm conseguido soluções eficientes e criativas para o problema.

Criado em 24/03/2018 - 09:20 Por TV Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí