Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Doce Vida

Clássico de Fellini apresenta cenas que marcaram a história do cinema

Ciclos de Cinema

No AR em 02/11/2014 - 01:30

Clássico "A Doce Vida" marca a estreia do Ciclo de Cinema Europeu na TV BrasilO clássico “A Doce Vida” é a grande obra-prima do mestre Federico Fellini e também um dos maiores filmes da história do cinema. A obra foi escolhida para a reestreia da sessão Ciclo de Cinema Europeu na TV Brasil.

O filme tem como cenário a Roma do inicio dos anos 1960, e conta a história de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni em desempenho memorável), um jornalista especializado em histórias sensacionalistas. Ele escreve sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente. Ao cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank (Anita Ekberg), fica fascinado por ela.

Através dos olhos deste personagem, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, com os sinais da influência estadunidense. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi, que ficou imortalizada na atuação de Anita Ekberg

Uma outra cena famosa remete à abertura do filme, quando o jornalista, num helicóptero que transporta uma estátua de Jesus até o Vaticano, visualiza uma mulher tomando sol numa cobertura e grita para ela lhe passar seu número de telefone. O barulho dos motores impede que ambos possam se entender. A temática da falta de comunicação se repete ao longo de toda a produção.

Marcello Mastroianni e Anita Ekberg protagonizam cena histórica na Fontana di TreviDentre os momentos mais importantes do longa estão aquele em que duas meninas atraem uma multidão ao fingirem ver uma aparição da Virgem Maria nos subúrbios de Roma; e o do personagem Steiner (Alain Cuny), um intelectual e colega de Marcello, que vive com a sua família numa aparente harmonia, comete o assassinato dos seus próprios filhos, um casal de crianças, e se suicida em seguida. Após a morte de Steiner, Marcello embarca numa vida de orgias. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, o repórter frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

 

O drama “A Doce Vida” conquistou diversos prêmios internacionais. Ganhou o Oscar de melhor figurino e foi indicado nas categorias melhor diretor, melhor roteiro original e melhor direção de arte. O longa de Fellini conquistou a Palma de Ouro de Cannes. Reprise. 174 min.




Título original: La dulce vita. País de origem: Itália e França. Ano: 1960. Gênero: drama. Direção: Federico Fellini, com Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Magali Noël, Alain Cuny, Lex Barker, Annibale Ninchi, Walter Santesso.

Classificação Indicativativa: 14 anos

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/06/2013 - 15:15 e atualizado em 12/01/2015 - 08:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí