Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carrossel da Esperança

As aventuras de um carteiro que se inspira em um filme para melhorar

Ciclos de Cinema

No AR em 14/10/2012 - 01:30

Uma vez por ano, uma feira traz atrações como um cinema ambulante para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França. Em uma das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.

Montado em sua bicicleta, se lança pelo campo com vigor. Passa carros, gira em torno de uma vaca, encontra uma cabra ignorante, uma abelha irritante e um incontável número de copos de vinho branco que se interpõem em seu caminho.

Jacques Tati pretendia que Carrossel da Esperança fosse a cores mas, por segurança, também o filmou em preto e branco, cópia que chegou aos cinemas. Em 1964, o diretor acrescentou novas sequências, da mesma forma que coloriu imagens à mão. O azul, branco e vermelho da França surgem quando as imagens que desenha no papel interagem com as que Tati projeta na tela.

Carrossel da Esperança marca a comunhão entre diretor, público e personagens. O filme recebeu o prêmio de Melhor Cenário do Festival de Veneza, 1949 e Grande Prêmio do Cinema Francês, 1953. Reprise. 79 min.




Título original: Jour de Fête. País: França. Ano: 1964. Gênero: comédia. Direção: Jacques Tati, com Jacques Tati, Paul Frankeur, Guy Decomble, Santa Relli, Maine Vallée, Delcassan, Roger Rafal, Robert Balpo, Jacques Beauvais.

Livre

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/10/2012 - 10:29 e atualizado em 03/10/2012 - 12:25

Últimas

O que vem por aí