Nesta sexta-feira, 25 de dezembro, às 23h30. Na Londres de 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Calvero (Charlie Chaplin) é um comediante decadente que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra.
Tudo muda, porém, quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente a jovem Thereza Ambrose (Claire Bloom) que utiliza Terry como nome artístico.
O comediante chama um médico e ambos a carregam para o apartamento de Calvero que fica dois andares acima. Quando ela desperta, o palhaço pergunta a jovem por qual razão quis cometer suicídio. Theresa explica que sempre sonhou em ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas.
Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo. A convivência faz nascer uma belo sentimento entre eles.
O longa marca a estreia de Geraldine Chaplin, filha do cineasta, nas telonas. As crianças que aparecem com Calvero em sua aparição inicia no filme são, na verdade, os próprios filhos do ilustre diretor e protagonista. No filme, Charlie Chaplin e Buster Keaton, dois astros do cinema mudo, contracenam juntos pela primeira vez.
Apesar de ter sido lançado em 1952, “Luzes da Ribalta” conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora apenas vinte anos depois, na cerimonia de 1972. A exibição do filme em Los Angeles foi adiada várias vezes devido a razões políticas e, como a produção não tinha estreado na cidade, não podia concorrer ao Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas determina que um longa só pode concorrer à estatueta após ser exibido em Los Angeles. Inédito. 137 min.
Título original: Limelights. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1952. Gênero: comédia. Direção: Charlie Chaplin, com Charlie Chaplin, Claire Bloom, Nigel Bruce, Buster Keaton, Sydney Earle Chaplin, Norman Lloyd, Melissa Hayden.
Classificação indicativa: Livre.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.