Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luzes da Ribalta

Chaplin vive comediante decadente que ajuda jovem dançarina

Ciclos de Cinema

No AR em 26/12/2015 - 01:33

Thereza Ambrose (Claire Bloom) e Calvero (Charlie Chaplin) no filmeComediante decadente socorre bailarina deprimida e é ajudado por elaCena do longa "Luzes da Ribalta", estrelado pelo lendário Charlie Chaplin Nesta sexta-feira, 25 de dezembro, às 23h30. Na Londres de 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Calvero (Charlie Chaplin) é um comediante decadente que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra.

Tudo muda, porém, quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente a jovem Thereza Ambrose (Claire Bloom) que utiliza Terry como nome artístico.

 

 

 

O comediante chama um médico e ambos a carregam para o apartamento de Calvero que fica dois andares acima. Quando ela desperta, o palhaço pergunta a jovem por qual razão quis cometer suicídio. Theresa explica que sempre sonhou em ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas.

Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo. A convivência faz nascer uma belo sentimento entre eles.

O longa marca a estreia de Geraldine Chaplin, filha do cineasta, nas telonas. As crianças que aparecem com Calvero em sua aparição inicia no filme são, na verdade, os próprios filhos do ilustre diretor e protagonista. No filme, Charlie Chaplin e Buster Keaton, dois astros do cinema mudo, contracenam juntos pela primeira vez.

Apesar de ter sido lançado em 1952, “Luzes da Ribalta” conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora apenas vinte anos depois, na cerimonia de 1972. A exibição do filme em Los Angeles foi adiada várias vezes devido a razões políticas e, como a produção não tinha estreado na cidade, não podia concorrer ao Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas determina que um longa só pode concorrer à estatueta após ser exibido em Los Angeles. Inédito. 137 min.




Título original: Limelights. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1952. Gênero: comédia. Direção: Charlie Chaplin, com Charlie Chaplin, Claire Bloom, Nigel Bruce, Buster Keaton, Sydney Earle Chaplin, Norman Lloyd, Melissa Hayden.

Classificação indicativa: Livre.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/10/2014 - 22:33 e atualizado em 18/12/2015 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí