Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esse viver ninguém me tira

Documentário apresenta a importância de Aracy Moebius de Carvalho

Cine Nacional

No AR em 26/12/2022 - 22:00

O documentário traça um panorama sobre a atuação de Aracy Moebius de Carvalho, uma brasileira que, ainda jovem, se mudou para a Alemanha nazista ao lado de seu filho pequeno. Lá passou a trabalhar no consulado brasileiro onde, quando a perseguição promovida por Hitler apertou, ajudou vários judeus a emigrarem para o Brasil.

Foi, por assim dizer, a "Schindler brasileira", já que suportou toda a pressão e os riscos inerentes de seus atos para fazer aquilo que considera correto: salvar vidas, da maneira que lhe fosse possível.

"Esse viver ninguém me tira". É a partir dessa frase que o diretor Caco Ciocler inicia sua busca por Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Heroína anônima, morreu esquecendo e sendo esquecida, vítima do Alzheimer e de um país também sem memória. Única brasileira considerada uma justa entre as nações, viveu à sombra do marido famoso, o escritor João Guimarães Rosa.

Com pouquíssima documentação disponível e impedido de falar sobre a relação de Aracy com o marido, por questões de direitos autorais, o diretor joga luz sobre essa existência através de suas próprias motivações pessoais.

Documentário resgata o trabalho de Aracy Moebius de Carvalho
Documentário resgata o trabalho de Aracy Moebius de Carvalho - Divulgação

A produção obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. O documentário dirigido por Caco Ciocler foi premiado em diversos festivais de cinema e fez parta da seleção oficial de diversos eventos da sétima arte.

80 min. País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Caco Ciocler.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/04/2022 - 15:10

Últimas

O que vem por aí