Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dona Leopoldina: Da Áustria para o Trono do Brasil

Documentário longa-metragem é dirigido por Dimas Oliveira Junior

Cine Doc

No AR em 18/12/2022 - 23:00

Leopoldina de Habsburgo é uma das grandes personagens da história brasileira e teve papel importante na condução da independência do Brasil, em 1822. Arquiduquesa da Áustria, Leopoldina casou-se com Dom Pedro I, na época príncipe português. Apesar da sua importância no processo de independência do Brasil, Leopoldina teve seu papel diminuído nas gerações seguintes.

O documentário “Dona Leopoldina: Da Áustria para o Trono do Brasil”, através dos depoimentos de Mary Del Priore, Paulo Rezzutti, Valdirene Ambiel e Dimas Oliveira Junior, é baseado em diversas pesquisas sobre a vida da primeira Imperatriz do Brasil e apresenta narrações dramatizadas de cartas de Dona Leopoldina, feitas pela atriz Itamara Bueno, apresentando fatos inéditos como a impressão da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil em 1817, sua participação no processo da independência do país e curiosidades sobre as cores da bandeira nacional.

Apesar da grande influência que ela teve sobre Dom Pedro na independência, seu casamento com o primeiro imperador do Brasil não foi feliz. Ela teve sete filhos, e os biógrafos e historiadores afirmam com algumas controvérsias que, além de D. Pedro tratá-la mal, suas traições eram famosas, como no caso da Marquesa de Santos. 

O documentário é em formato longa-metragem com 73 minutos. A direção é de Dimas Oliveira Junior. Foi realizado entre os anos de 2012 e 2017, e é um remake do documentário realizado em 2002, trazendo novas informações à história de Dona Leopoldina. 

Documentário conta sobre a importância de Leopoldina na Independência do Brasil
Documentário conta sobre a importância de Leopoldina na Independência do Brasil - Quadro de Josef Kreutzinger

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/09/2022 - 11:00

Últimas

O que vem por aí