Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eles não usam Black-Tie

Filme nacional com forte conotação política e baseado na peça de

Cine Ibermedia

No AR em 28/05/2012 - 02:00

Filme brasileiro, Eles não usam Black-TieEles não usam Black-Tie é a atração brasileira do Cine Ibermedia desta semana. Dirigido por Leon Hirszman e com forte conotação política, o filme é baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. Sucesso de bilheteria, mostra a transição da época da ditadura e o começo da democracia, no inicio dos anos 80, e temáticas sociais como o sindicalismo e organização da classe operária.

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

O filme foi premiado no Festival de Veneza, na Itália, com o Leão de Ouro, o Fipresci e o Grande Prêmio Especial do Júri; no festival de Havana (Cuba) com o Prêmio Grand Coral e pela Associação Paulista de Críticos de Arte, Gianfrancesco Guarnieri recebeu o Troféu APCA na categoria de "Melhor Ator". Inédito. 134 min.
 




Título original: Eles não usam Black-Tie. País: Brasil. Ano: 1982. Gênero: Drama. Direção: Leon Hirszman. Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri e Leon Hirszman. Fotografía: Lauro Escorel Filho. Música: Adorinan Barbosa, Chico Buarque, Gianfrancesco Guarnieri. Com Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Anselmo Vasconcelos, Cristina Rodrigues, Fernando Peixoto, Fernando Bezerra, Francisco Milani, Francisca da Conceição, Fernando Ramos da Silva e Flávio Guarnieri.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/05/2012 - 11:30 e atualizado em 23/05/2012 - 11:50

Últimas

O que vem por aí