Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

La Ciénaga

Longa de Lucrécia Martel sobre a classe média argentina integra o

Cine Ibermedia

No AR em 08/02/2011 - 03:00

O filme La Ciénaga (O Pântano), da diretora Lucrécia Martel

O polêmico filme La Ciénaga (O Pântano), da diretora Lucrécia Martel, abre o Festival Ibermedia que a TV Brasil exibe a partir desta terça (08), à meia noite. Trata-se de um retrato sóbrio da decadência da classe média argentina, marca da diretora que, após esse filme, rodou outro sobre a mesma temática, La Ni a Santa, passando a ser considerada um dos grandes expoentes do novo cinema argentino.

Durante o mês de fevereiro, no noroeste argentino, com o sol escaldante e chuvas tropicais, algumas terras tornam-se pantanosas. Esses pântanos (ciénaga em espanhol), são mortais para os animais que neles se afundam. Mas a história não é sobre esses pântanos, e sim sobre a cidade La Ciénaga e os seus arredores.

Um acidente vai reunir duas famílias no sítio La Mandrágora, próximo ao povoado de Rey Muerto, a noventa quilômetros de La Ciénaga. Tentando sobreviver a um calor infernal, nem todas conseguirão.

La Ciénaga é um retrato da classe média observado em dois ângulos: a classe média alta, representada por uma alcóolica Mecha, e a classe média baixa, encarnada por uma resignada Tali.

Segundo os críticos, a ironia e crueza da diretora, fizeram do filme, tão interessante quanto polêmico. O filme recebeu o prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim, além de quatro prêmios no Festival de Havana, incluindo Melhor Diretor e Melhor Atriz. Reprise. 100 min.

Título original: La Ciénaga. Ano 2001. Gênero: Drama. Origem: Argentina. De Lucrécia Martel, com Graciela Borges, Juan Cruz Bordeu, Mercedes Morán, Sofia Bertolotto.

Não recomendado para menores de 18 anos

Horário: terça, à meia noite




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/02/2011 - 23:11 e atualizado em 08/02/2011 - 23:11

Últimas

O que vem por aí