Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Santiago

Eleito melhor documentário no festival de cinema de Paris, filme conta

Cine Ibermedia

No AR em 28/07/2012 - 03:20

Santiago, de João Moreira SallesO documentário brasileiro Santiago, do diretor João Moreira Salles, é a atração do Cine Ibermedia desta semana. Trata-se de um documentário que mistura fantasia e realidade para contar a história do mordomo Santiago Badariotti Merlo, um argentino que, apesar de ser viajado e poliglota, dedicou sua vida a servir à família Salles.

Santiago é o nome do filme e do personagem. Durante 30 anos, Santiago foi mordomo da casa onde o diretor cresceu. Um grande homem de cultura e prodigiosa memória, cujas idiossincrasias deixaram marcas profundas na família. Em 1992, o diretor tentou fazer um filme sobre ele, sem sucesso. As imagens rodadas naquele ano permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Quando retoma o filme, em 2005, o diretor voltou a elas. Narrado em primeira pessoa, na voz do irmão Fernando Moreira Salles, Santiago é um filme sobre memória, identidade e natureza do documentário.

Antes de Santiago, João dirigiu Entreatos, Nelson Freire, Notícias de uma guerra particular, Jorge Amado, Blues, entre outros.

O filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário nos festivais: Festival de Cinema Real de Paris; Festival de Miami; Festival de Cinema Latinoamericano de Lima; Festival de Alba, na Itália. E venceu nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Edição (Eduardo Escorel e Lívia Serpa), no Grande Prêmio Cinema Brasil. Inédito. 80 min.

 




Título original: Santiago. País: Brasil. Ano: 2006. Gênero: Documentário. Direção e roteiro: João Moreira Salles. Fotografia: Walter Carvalho. Edição: Eduardo Escorel, Livia Serpa.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/07/2012 - 12:11 e atualizado em 17/07/2012 - 12:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí