Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casa Povos da Floresta

Em forma de maloca indígena, espaço retrata a história de ribeirinhos,

Conhecendo Museus

No AR em 28/03/2015 - 18:30

Fachada da Casa dos Povos da FlorestaO Conhecendo Museus desta semana apresenta um acervo muito especial: a Casa Povos da Floresta, inaugurada em 2003, que imita uma maloca indígena e retrata a história de ribeirinhos, seringueiros e índios. Localizada dentro do Parque da Maternidade, ponto turístico de Rio Branco, no Acre, valoriza e guarda toda essa história, a fim de que cada vez mais os acreanos possam ter conhecimento da sua história, orgulhando-se do seu passado e o preservando para o futuro.

Além de ter uma exposição permanente do imaginário amazônico, com mitos e lendas transmitidas oralmente por seringueiros, ribeirinhos e indígenas, de pai para filho, a Casa Povos da Floresta também disponibiliza um acervo em vídeo e uma biblioteca sobre a história do Acre, enfocando os povos tradicionais e a sociedade mais recente. Também abriga uma exposição de artesanato indígena e regional. A arquitetura do espaço foi inspirada nos grandes Kupixáuas (grandes casas indígenas). A pintura no piso de entrada é inspirada na pintura corporal Yawanawá.

No local, o visitante pode ver réplicas dos personagens folclóricos que habitam o imaginário dos povos locais e o artesanato típico de grupos que vivem há centenas de anos na região amazônica. O espaço possui uma sala para exposição permanente da cultura acreana e outra que abriga trabalhos de artistas locais. Os acervos etnográfico e bibliográfico foram adquiridos aos poucos e por doações.

Lá estão expostos o boto cor de rosa, o mapinguari gigante, a mãe da mata, entre outros. Na parte de artesanato, utensílios domésticos, além de fotografias e vídeos que contam a história dos índios e dos povos ribeirinhos e seringueiros. Essa população em muito colaborou para a formação da identidade do acreano, estabelecendo referenciais de hábitos cotidianos como os alimentares, o banho, o uso de redes e outros. Você não pode perder!

 

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2015 - 18:50 e atualizado em 18/03/2015 - 19:37

Últimas

O que vem por aí