Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Espaço é local de lazer para a população cearense

Conhecendo Museus

No AR em 14/10/2014 - 20:30

A entrada do Centro Dragão do Mar de Arte e CulturaO Conhecendo Museus foi até a cidade de Fortaleza para conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço de cultura e lazer da capital cearense. Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional e também manifestações culturais diversas. Com mais de 30 mil metros quadrados, o Dragão do Mar foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade. A arquitetura arrojada é assinada pelo arquiteto Delberg Ponce de Leongm e contrasta com os casarões do início do século XX.

Inaugurado em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país. A atitude do simples pescador ultrapassou os limites da província e alcançou o Império, mostrando a força da resistência nordestina que consagrou o maior herói popular da história abolicionista do Ceará.

O Dragão do Mar inclui espaços como o Anfiteatro Sérgio Motta, que recebeu este nome em homenagem ao engenheiro e político brasileiro Sérgio Roberto Vieira da Motta, falecido em 1998, e promove apresentações de artistas nacionais e locais, contribuindo para a divulgação do melhor da produção artística, sobretudo a musical. Já passaram por lá artistas como Lenine, Elza Soares, Ângela Maria, entre muitos outros. Tem capacidade para mais de 600 lugares com uma área de 860 metros quadrados. 

Localizado no piso superior, o Auditório oferece conforto e qualidade técnica para a realização de conferências, palestras, congressos, apresentações, aulas e seminários. O espaço também comporta shows e outros eventos artísticos. Com capacidade para 4,5 mil pessoas, a Praça Verde Historiador Raimundo Girão é um dos espaços mais amplos e belos do espaço e recebe shows de grande porte e eventos infantis que atraem milhares de famílias. Diversos eventos abertos ao público são realizados neste local, que também é parte integrante da vida da população, que aproveita os finais de semana para curtir com toda a família.

Brinquedos de Palha expostos no espaçoe também máscara de caretaO Teatro Dragão do Mar é o principal espaço para a as artes cênicas. Eventos de dança, música, cinema, debates e conferências fazem do local espaço de promoção da pluralidade artística, mas também de discussão de ideias relacionadas às políticas sociais e culturais do Estado. A cena cultural cearense ocupa o espaço, por meio dos editais Quinta com Dança e Teatro da Terça. Além de estimular a produção local, o Teatro também recebe produções nacionais e internacionais. O objetivo é mesclar as produções e não concentrar ou segmentar as apresentações a um único tipo de público.

Quem visita o local também tem a oportunidade de conhecer o Espaço Rogaciono Leite, uma homenagem ao poeta, escritor e jornalista que muito compartilhou o seu talento literário nos espaços culturais da cidade. Nele são realizados shows de música, recitais de poesias, desfiles de maracatus, espetáculos de teatro e manifestações artísticas diversas. Tudo ao ar livre, com acesso livre. O espaço recebe projetos como o Nas Ruas do Dragão do Mar, Contação de Histórias, Sons do Ceará, Passarela das Artes, entre outros.

O passeio do Conhecendo Museus termina na Biblioteca Leonilson, especializada em artes visuais, que abriga cerca de duas mil publicações nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, entre outras linguagens.
 


 




Criado em 30/09/2014 - 20:12 e atualizado em 30/09/2014 - 20:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí