Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Conheça três acervos do circuito: o Palácio da Liberdade, o Museu das

Conhecendo Museus

No AR em 02/09/2014 - 20:30

A bela fachada do Museu das Minas e do MetalA capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, abriga o maior complexo cultural do país e o único do mundo — fruto da parceria público-privada — com oito museus e espaços culturais: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.

Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. E é neste contexto que o Conhecendo Museus preparou programas especiais para mostrar a você a riqueza cultural exposta neste espaço.

No programa de hoje você vai conhecer o Palácio da Liberdade, inaugurado em 1897, que é sede histórica do Governo do Estado e um dos principais cartões postais da capital. Uma das obras principais do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o edifício foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro. A arquitetura reflete a forte influência europeia na época da inauguração de Belo Horizonte, podendo ser percebida no estilo eclético, com predominância do neoclássico. Quanto à decoração, os estilos variam desde o Luis XV, ao mourisco e ao art nouveau.

Recentemente, o Palácio da Liberdade passou por uma restauração para ser entregue ao público com novo projeto museográfico. Ao visitá-lo, o público pode conhecer seus salões, candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica, o rico mobiliário e seu belo jardim.

O passeio também passa pelo Museu das Minas de Metal, popularmente conhecido como Prédio Rosa, que abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia. Uma grande atração do museu são as pinturas decorativas parietais em estilo eclético, descobertas embaixo de até nove camadas de tinta durante a restauração para abrigar o Museu. As 18 salas do espaço apresentam de forma criativa o fascinante universo dos metais, dos minerais e de seus componentes. São 44 atrações sobre o tema, sendo 11 instalações dedicadas às principais minas do Estado.

Por último, o programa apresenta o Centro de Arte Popular (Cemig), que guarda em seu acervo arte popular mineira de todo o Estado. O visitante pode conferir um acervo composto por esculturas em madeira e cerâmica, entre outros materiais. Um dos grandes destaques do museu é a Sala Grandes Mestres, que reúne grandes nomes da arte popular de Minas Gerais, como GTO, Artur Pereira, Zefa, Zezinha, Placedina, Ulisses Pereira, Isabel Mendes e Noemiza.

Um episódio especial reunindo pontos culturais importantíssimos não só de Minas Gerais, mas do Brasil. Não perca!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/09/2014 - 19:04 e atualizado em 03/09/2014 - 12:30

Últimas

O que vem por aí