Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Circuito Cultural Praça da Liberdade - episódio 2

Neste episódio você conhece o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu

Conhecendo Museus

No AR em 09/09/2014 - 20:30

A antiga e luxuosa casa do século XIX, na Avenida João Pinheiro, sede do Museu Mineiro (Foto: http://www.belohorizonte.mg.gov.br)O Conhecendo Museus de hoje continua apresentado acervos que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O complexo, inaugurado em 2010, abriga oito museus e espaços culturais em funcionamento. Neste episódio você passeia pelo Memorial Minas Gerais Vale, pelo Museu Mineiro e também pelo Arquivo Público Mineiro.

O Memorial Minas Gerais Vale reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado. São 31 espaços de exposição e convivência. Nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo do ouro em Minas Gerais.

Outro espaço em destaque no programa é o Museu Mineiro, que possui um riquíssimo acervo que documenta, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado. Atualmente, são mais de 2.600 objetos, reunidos em 36 coleções vindas de acervos particulares e de outras instituições. São pinturas históricas, achados arqueológicos, mobiliário, conjunto de moedas e de armas, imagens sacras e equipamentos litúrgicos, datados dos séculos 18 e 19. Além disso, o acervo da Pinacoteca do Estado - com pinturas, gravuras e esculturas – também foi incorporado ao acervo do  Museu.

Por último, o programa apresenta a instituição cultural mais antiga do Estado: o Arquivo Público Mineiro. Criado em 1895 em Ouro Preto, mudou-se para Belo Horizonte em 1901. O local é reconhecido por seu trabalho de recolhimento, guarda, gestão, preservação e acesso a documentos privados de interesse público e ao acervo arquivístico da Administração Pública Estadual. Em suas dependências, os visitantes têm acesso a milhares de documentos, que remontam aos períodos colonial, imperial e republicano.
Os principais destaques são o acervo fotográfico, a coleção de mapas produzidos no século XVIII, os registros da rotina de diversos personagens da Inconfidência Mineira e um conjunto de filmes que reúne curtas, documentários e solenidades que marcaram a história de Minas Gerais ao longo do século XX. O Arquivo Público Mineiro possui também uma biblioteca especializada em história de Minas Gerais e arquivologia, reunindo aproximadamente dez mil e quinhentos títulos, dos quais dois mil e quinhentos são considerados obras raras e preciosas.

Um episódio especial reunindo pontos culturais importantíssimos não só de Minas Gerais, mas do Brasil. Não perca!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/09/2014 - 11:52 e atualizado em 03/09/2014 - 12:12

Últimas

O que vem por aí