Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Complexo Chico Mendes

Espaço homenageia o seringueiro, sindicalista e ativista ambiental

Conhecendo Museus

No AR em 21/03/2015 - 18:30

Fachada do Memorial Chico MendesA Casa Chico Mendes é uma homenagem ao brasileiro Francisco Alves Mendes Filho, seringueiro, sindicalista e ativista ambiental que tanto lutou pelos direitos dos seringueiros da Bacia Amazônica e da floresta. Sua fama é internacional, e nada mais justo do que ter um local especial para ser lembrado pelo trabalho que realizou. E o Conhecendo Museus desembarcou na cidade de Rio Branco, no Estado do Acre, para contar um pouco dessa história a vocês.

Localizada no centro de Xapuri, a 188 quilômetros de Rio Branco, a Casa Mendes — local onde o seringueiro foi brutalmente assassinado em dezembro de 1988 — é uma construção simples, porém remete si mbolicamente à memória de uma pessoa importante que se notabilizou pela sua ação incansável em prol dos trabalhadores rurais, índios e seringueiros e pelas suas ideias preservacionistas que encontraram acolhida no mundo inteiro.

A casa cabloca em madeira coberta de telha de barro, de cor azul turquesa e janelas cor de rosa, possui apenas 4m de largura, cinco cômodos, e pôde ser edificada em menos de uma semana. Todo composto de tábuas verticais, inclusive as portas e janelas, o imóvel possui telhado em formato de V, de telhafrancesa.

O local acabou virando atração turística e já chegou a receber mais de dez mil visitantes por ano. Na casa, ainda podemos encontrar alguns móveis e li vros do sindicalista. A pequena cidade torna-se grande por conta do número de visitantes que recebe anualmente, cerca de 10 mil. São turistas do Brasil e do exterior que querem conhecer de perto e vivenciar os fatos que marcaram a vida de Chico Mendes e que ficaram eternizadas nos livros e nas histórias contadas pelos moradores de Xapuri, que presenciaram a luta e os desafios do s seringueiros.

O pedido de tombamento da casa foi entregue ao Iphan por Elenira Mendes, sua filha e presidente do Instituto Chico Mendes, em conjunto com o Comitê Chico Mendes, representativo de mais de vinte instituições, entre elas o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP), o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e a União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas (UNI).

Venha conhecer conosco essa história emocionante de luta e esperança. Neste episódio, vamos acompanhar de perto os principais fatos que marcaram a vida de Chico Mendes.




Criado em 07/01/2015 - 12:44 e atualizado em 07/01/2015 - 12:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí