Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memorial da América Latina

Museu surgiu para estreitar as relações culturais, políticas,

Conhecendo Museus

No AR em 07/10/2014 - 20:30

O Memorial da América LatinaA cidade de São Paulo abriga centenas de espaços voltados à cultura. E um deles se destaca neste cenário: o Memorial da América Latina. Inaugurado em 18 de março de 1989, o conjunto arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer, e é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina. O projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. 

O Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, que somam mais de 84 metros quadrados de área construída: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano.

Bonecas do acervo do museuFiguras de homem e mulher de artista paraguaioO acervo do Memorial é riquíssimo. Além de apreciar as linhas curvas das construções, o visitante vai se surpreender com as obras de arte de artistas consagrados exibidas ao longo da esplanada ou dentro dos espaços culturais. Entre elas, está a escultura em metal de Franz Weissmann, localizada na Praça Cívica, ao lado da Galeria Marta Traba. Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma.

Faz parte também do acervo, a Tapeçaria Tomie Ohtake; a escultura Integração, de Bruno Giorgi; o busto do venezuelano Simón Bolívar; a obra América, datada de 2008, adquirida pela Fundação Memorial da América Latina em fevereiro de 2009; a escultura Torso Negro em bronze da artista carioca Vera Torres, a obra Agora, de Victor Arruda, que ocupa uma sinuosa parede no foyer do Auditório Simón Bolívar. São dez telas em sequência, com relógios pintados em tinta acrílica, entre outras obras.

Na Praça Cívica, também conhecida como Praça do Sol, o público desfruta de uma grande área aberta e pavimentada, unindo os edifícios da Biblioteca Latino-Americana, do Salão de Atos e da Galeria Marta Traba, destinada a sediar manifestações culturais diversas, como festas típicas dos países latino-americanos e de regiões do Brasil, concertos, shows populares, oficinas, etc. Possui 12.000 m2 de área e capacidade para 40 mil pessoas. 

Neste episódio, o Conhecendo Museus mostra aspectos da história e da cultura latino-americana, presentes no acervo do Memorial da América Latina, que contempla e preserva a cultura de cada país.


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/09/2014 - 19:36 e atualizado em 30/09/2014 - 19:50

Últimas

O que vem por aí