Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Carlos Costa Pinto

Acervo possui coleção fechada, com mais de três mil itens

Conhecendo Museus

No AR em 29/08/2015 - 18:30

O casarão que abriga o acervo do Museu Carlos Costa PintoA cidade de Salvador, capital da Bahia, além de ser conhecida por suas belas praias, pontos turísticos e povo hospitaleiro, é um berço da cultura e da história deste país. Por isso, o Conhecendo Museus preparou um passeio especial a um destes lugares que abriga o conhecimento e a arte: o Museu Carlos Costa Pinto.

O belíssimo casarão em estilo colonial data de 1958 e abriga coleção particular do casal Carlos de Aguiar Costa Pinto e Margarida Ballalai Costa Pinto. O acervo foi doado pela então viúva para a concretização do sonho de seu marido, preservando, na Bahia, a memória de três séculos de arte, cultura e literatura.
Inaugurado em 5 de novembro de 1969, o museu procura conservar aspectos da antiga residência de Carlos Costa Pinto com objetos de arte colecionados por ele no século XX. Além disso, tem cada vez mais consolidado e expandido a sua função como casa de cultura, tornando-se ponto obrigatório de visitação.

Prataria sacra: uma das coleções do acervoO acervo possui uma coleção fechada. São mais de 3 mil exemplares divididos em 12 coleções: desenho, cristal, prataria, escultura, gravura, mobiliário, ordens honoríficas, ourivesaria, pintura e porcelana. Cada objeto tem uma história para contar, pois apresenta a vida do casal baiano compartilhada diariamente com todos os visitantes por meio de exposições permanentes e temporárias. No espaço também está localizada a Biblioteca Margarida Costa Pinto, especializada em artes decorativas.

Venha passear por esse acervo rico em cultura e história com a gente. O Conhecendo Museus também vai mostrar os cômodos do casarão e todo o verde que rodeia este belíssimo cenário.

 


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/06/2014 - 12:35 e atualizado em 17/08/2015 - 11:22

Últimas

O que vem por aí