Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Casa de Portinari

História do artista é guardada em espaço que foi casa da família

Conhecendo Museus

No AR em 17/07/2016 - 14:30

As casas geminadas que formam o conjunto do museuBrodowski. O nome é diferente e soa até estranho. À primeira vista parece que estamos falando de um local ou de alguém fora do Brasil. Mas, não. A pequena cidade com um pouco mais de 20 mil habitantes está localizada no interior do Estado de São Paulo. E o Conhecendo Museu desembarcou por lá para mostrar a você o Museu Casa de Portinari. Como o nome já diz, o local foi residência da família de Portinari (filhos de imigrantes italianos). 

Inaugurado em 14 de março de 1970, o museu é constituído por uma casa principal e anexos construídos em sucessivas ampliações. Os visitantes têm à disposição uma maquete digital que mostra as modificações da casa ao longo do tempo. O acervo do Museu é formado principalmente de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa. Sim, Portinari pintava nas paredes! Durante restaurações feitas no local, especialistas descobriram diversas pinturas, entre elas o afresco São Francisco de Assis Pregando pintado em uma das paredes da varanda da casa.

A capela da NonaTambém faz parte do acervo uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira. O museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.

Candido Portinari pintou mais de cinco mil obras, entre elas grandes murais como o famoso Guerra e Paz, e as de tamanho padrão como O Lavrador de café. O artista foi o primeiro a alcançar projeção internacional.

Não perca!
 




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/07/2016 - 17:36 e atualizado em 11/07/2016 - 18:21

Últimas

O que vem por aí