Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Casa do Pontal

Espaço foi organizado tematicamente em 12 setores que se completam no

Conhecendo Museus

No AR em 24/01/2015 - 17:30

Museu fica num sítio no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de JaneiroO Conhecendo Museus desta semana apresenta um espaço que tem como missão trabalhar pela memória, reconhecimento e valorização da arte popular brasileira: o Museu Casa do Pontal. Localizado no Rio de Janeiro, ele é o mais importante museu de arte popular do Brasil. Em 1996, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que o reconheceu como “melhor iniciativa no país em prol da preservação histórica e artística de bens móveis e imóveis”.

As câmeras do programa vão mostrar retratos da memória de um país rico em cultura e diversidade: o acervo do Museu — resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque — é composto por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX, entre esculturas, bonecos, entalhes, modelagens e mecanismos articulados, produzidas com o uso de barro, madeira, tecido, areia, ferro, alumínio, miolo de pão, palha e arame.

Acervo abriga bonecos da cavalhada...... e bonecos que representam as profissõesEntre os exemplares estão bonecos de Mestre Vitalino, Zé Cabloco e Manuel Eudócio que retratam os costumes de festas do interior do Brasil. Os tipos brasileiros como vaqueiros, cangaceiros, integrantes de escolas de samba, noivos em trajes de casamento também estão representados. Peças de Noemisa, Antonio Porteiro, Adailton Lopes e Mestre Didi também compõem o acervo, que continua sendo atualizado com parcerias e colaborações diversas.

O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 12.000 m², no Recreio dos Bandeirantes. Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende ao redor do lugar. 

São 1.500 m2 de galerias e estão expostas no local 4.500 obras produzidas desde meados de 1950 até os dias de hoje. Essas obras são representativas do universo cultural brasileiro, com suas variadas culturas rurais e urbanas. A exposição permanente possibilita uma visão abrangente da vida brasileira e suas atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Outro dado que encanta o visitante é que o Museu Casa do Pontal foi organizado tematicamente em 12 setores que se completam no circuito da exposição.




Criado em 12/01/2015 - 18:43 e atualizado em 12/01/2015 - 18:43

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí