Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Comunitário Lomba do Pinheiro

Conheça um museu concebido por meio da memória de seus habitantes

Conhecendo Museus

No AR em 02/03/2016 - 06:20

Museu Comunitário Lomba do PinheiroO Museu Comunitário Lomba do Pinheiro de Porto Alegre é a atração do próximo episódio da série Conhecendo Museus. Primeiro museu brasileiro localizado em um bairro de periferia, o museu atua na memória do lugar, na preservação patrimonial e ambiental, e ainda desenvolve ações educativas voltadas, principalmente, às escolas públicas.

Lomba do Pinheiro fica na periferia de Porto Alegre e originou-se da antiga Vila Mapa, quando a prefeitura ali acomodou os desabrigados das grandes enchentes de 1965. O museu comunitário, que leva o nome do bairro, foi criado em 2006, com auxílio técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a fim de atender um pedido da comunidade, que desejava um espaço em que a memória do lugar fosse fixada por meio da história dos seus habitantes.

Neste episódio, a câmera que guia o telespectador passeia pela comunidade gaúcha para registrar essa iniciativa, considerada fundamental tanto para a afirmação da identidade quanto para o aumento da autoestima dos moradores.

Em cena, um acervo cheio de histórias, oriundo em sua grande maioria do Memorial da Família Remião – mobiliário, louça, rádios, documentos, fotos, exemplares de jornais antigos, balanças etc.  - , que também doou o imóvel para instalação do museu. Erguida no final do século XIX, em estilo colonial português, a construção serviu de residência e, ao mesmo tempo, abrigou o negócio familiar, um sortido armazém que acabou se transformando no principal ponto de encontro da comunidade. Ao material recebido com a casa juntaram-se as contribuições da comunidade, quer na forma de depoimentos ou objetos. O resgate da trajetória do extinto time de futebol que havia no bairro, o Pinheirense, é um bom exemplo dessa integração.

Conhecendo Museus é uma coprodução entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a TV Escola – Ministério da Educação (MEC).





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2012 - 18:45 e atualizado em 22/05/2012 - 18:09

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí