Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu das Culturas Dom Bosco

Acervo também é conhecido pela população sul-mato-grossense como Museu

Conhecendo Museus

No AR em 24/08/2014 - 19:30

Inaugurado oficialmente em 27 de outubro de 1951, o Museu das Culturas Dom Bosco — antes chamado de Museu Dom Bosco — foi idealizado pela Missão Salesiana de Mato Grosso e tem o objetivo de promover educação, desenvolvimento e lazer de adultos, jovens e crianças.

A fachada do MuseuAo longo dos anos, o espaço formou um variado acervo graças ao trabalho e dedicação de salesianos, como Félix Zavataro, Cesar Albisetti, Ângelo Jaime Venturelli, João Falco e, mais recentemente, de leigos como Emília kashimoto na área de Arqueologia, Aivone Carvalho na área de Etnologia e Liane Calarge na área de Mineralogia e Paleontologia.

Ao longo dessas seis décadas, o Museu passou por diversas transformações, desde o espaço físico até a construção de seu acervo. A coleção etnográfica é rica  - para se ter uma ideia, a coleção bororo é a maior e mais completa do mundo.

Peças dos povos Kinikinau que integram o acervo do MuseuColeção de bonecas CarajisO Museu sofreu algumas intervenções no espaço físico para melhor expor o acervo já existente e todo o material adquirido. Ele abriga acervos de Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. Acoleção Arqueológica do Museu, inaugurada em 1980, iniciou com alguns objetos e abriga atualmente testemunhos da cultura material de povos da pré-história que representam os períodos arcaico e formativo. São aproximadamente 215 objetos expostos. Além desses, mais de onze mil estão conservados em reserva técnica para o acesso de pesquisadores. Na coleção Etnologia, o museu abriga uma rica viagem na história do Brasil ao representar a cultura indígena e seus costumes. Pela sua extensa coleção de objetos, o Museu Dom Bosco também ficou conhecido pela população sul-mato-grossense como Museu do Índio.

Na seção de Mineralogia, o acervo é muito diversificado, constituído desde os minerais mais comuns como o quartzo e a pirita, até os mais raros, a exemplo da cornetita e a eudialita. A seção de Paleontologia contém 2.519 exemplares de fósseis do Brasil, da Itália, Estados Unidos e Inglaterra. Além disso, expõe uma coleção de peixes fósseis. E na seção de Zoologia encontra-se dividida em duas grandes subseções, Invertebrados e Vertebrados, com um acervo de aproximadamente 30 mil espécimes vindas de diversas partes do Brasil e do mundo.

O Museu das Culturas Dom Bosco possui exposições de longa duração e temporárias. Além disso, promove atividades como palestras, seminários e oficinas culturais. Neste episódio, mostraremos a cultura, a arte e a história representadas neste cenário do conhecimento. Não perca!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  Acervo cultura Museu

Criado em 15/08/2014 - 19:26 e atualizado em 15/08/2014 - 19:26

Últimas

O que vem por aí