Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu foi inaugurado em

Conhecendo Museus

No AR em 03/01/2015 - 17:30

A fachada do museu, que é projeto do arquiteto Oscar NiemeyerNesta semana, o Conhecendo Museus desembarca na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, para visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC foi inaugurado em 1996 e tornou-se um dos cartões-postais da cidade. Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, o museu, com sua fachada futurística, possibilita que o visitante desfrute de uma vista panorâmica tanto para dentro do museu como para a bela paisagem de fora da orla de Niterói.

Entre a elaboração e construção, a obra levou cinco anos para ser concluída. Com 16 metros de altura, o MAC tem uma base cilíndrica de 9 metros de diâmetro que sustenta todo o prédio, ancorada numa sapata gigante de dois metros de altura. Um espelho d'água, com 817 m² de superfície e 60 centímetros de profundidade, dá mais leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante aos pavimentos superiores, através de 98 metros de curvas livres no espaço.

Obra de Iberê Camargo que integra o acervo do MACUm dos espaços expositivosNo primeiro pavimento funciona a Administração. No segundo, estão a sala de exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras. O mezanino, por sua vez, que circunda todo o interior do museu, é dividido em salas menores, destinadas a exposições. No subsolo, encontram-se uma área para armazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências.

O acervo do MAC de Niterói conta com 1.217 obras da Coleção João Sattamini e é constituído também por um pequeno conjunto de 369 obras – Coleção MAC de Niterói – formado a partir de doações de artistas que realizaram exposições no museu. A Coleção Sattamini possui trabalhos de artistas como Abraham Palatnik, Carlos Vergara, Frans Krajcberg, Helio Oiticica, Lygia Clark, Rubens Gerchman, Tomie Ohtake, entre outros.

O Museu também realiza visitas monitoradas com grupos, atividades pedagógicas com educadores e estudantes com o tema da exposição, contação de história todos os domingos com a participação do público, feira de troca cultural, onde a pessoa leva um objeto, usado ou não, para fazer a troca com outra pessoa, entre outras.
 




Criado em 19/12/2014 - 16:37 e atualizado em 19/12/2014 - 16:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí