Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Arte de São Paulo

Masp foi idealizado pelo empresário Assis Chateaubriand e pelo

Conhecendo Museus

No AR em 11/08/2015 - 20:30

Inaugurada em 1968, a nova sede do museu foi projetada por Lina Bo BardiO Museu de Arte de São Paulo, popularmente conhecido como MASP, é um dos cartões-postais da cidade de São Paulo (SP). Ao passar pela Avenida Paulista avista-se um prédio espelhado e suspenso por colunas vermelhas, que abriga um acervo cultural riquíssimo, com grandes artistas brasileiros e estrangeiros. 

Este pólo da cultura recebe em média 50 mil visitantes por mês, e tem à sua disposição um verdadeiro portfólio da arte abrangendo 8 mil peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas, espalhadas em 11 mil metros quadrados divididos em 5 pavimentos.

A convite do Musèe d’Orsay, o MASP integra, desde 2008, o “Clube dos 19”, que congrega os 19 museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte europeia do século XIX, como o Musèe d´Orsay, The Art Institute de Chicago, Metropolitan de Nova Iorque, entre outros.

Quatro bailarinas em cena - Hilare-Germain Edgar Degas (1885-1890)A canoa sobre o Epte -  Claude Monet (1890)Entre o rico acervo do museu  destaca-se a coleção de 73 esculturas de Degas, que só podem ser vistas integralmente no MASP, no Metropolitan Museum de Nova York, ou no Museu D`Orsay. Também integra o acervo uma grande coleção de pinturas das escolas portuguesa, espanhola e flamenga, além de artistas ingleses e latino-americanos. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destaque para os renomados Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.

O MASP vem aperfeiçoando cada vez mais as suas exposições, tornando-se uma referência no Hemisfério Sul. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o acervo do museu vem sendo enriquecido e  ampliado por meio de doações de pessoas físicas e de parcerias com empresas e instituições.

Fundado em 1947, o MASP foi idealizado pelo empresário Assis Chateaubriand e pelo jornalista e crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi. A princípio, ele foi instalado em quatro andares do prédio dos Diários Associados, que abrigava o conglomerado de veículos de comunicação de Chateaubriand. A nova sede do museu, inaugurada em 1968, foi projetada por Lina Bo Bardi e levou 12 anos entre projeto e execução.
 

Serviço:
Terça, às 17h30, com reprise no sábado, às 15h30
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/06/2014 - 11:13 e atualizado em 04/08/2015 - 17:47

Últimas

O que vem por aí