O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART) foi inaugurado em 1982 nas dependências do Convento Nossa Senhora dos Anjos. É elemento de destaque na história da colonização de Cabo Frio (RJ) e será a atração do Conhecendo Museus desta semana.
O espaço é um valioso exemplar da arquitetura franciscana, que começou a ser edificado em 1686. Possui grande relevância histórica e artística e, em 17 de janeiro de 1957, o MART foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Reconhecido pelo importante trabalho de aproximação que realiza com a comunidade local, o MART distingue-se por incentivar e acolher diversas manifestações culturais que utilizem o Patrimônio como referencial ou fonte de inspiração.
O espaço também já sediou exposições famosas como Brasil de Portinari, além de concertos musicais com a presença de personalidades da música clássica como Issac Karabitchevisk. Em sua visita, o maestro não poupou elogios à excelente acústica do Convento.
A câmera do Conhecendo Museus aproxima o acervo aos telespectadores. Constituído principalmente por imagens em terracota e madeira policromada dos séculos XVII e XVIII, o acervo também possui obras de referência do século XIX, restauradas recentemente. Após o fechamento do Convento, muitas peças se perderam, mas várias delas foram resgatadas. Algumas foram entregues ao Museu por pessoas da comunidade.
O Conhecendo Museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.