Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu de Pré-História Casa Dom Aquino

Espaço abriga exposição permanente dividida em arqueologia e

Conhecendo Museus

No AR em 30/09/2014 - 20:30

A Casa Dom Aquino, que é sede do Museu de Pré-HistóriaA Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres do Estado: Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. A construção abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, inaugurado em dezembro de 2006, por onde passeiam as câmeras do Conhecendo Museus desta semana. . 

Grande ícone para o povo de Mato Grosso, Dom Francisco Aquino Correa nasceu em Cuiabá em 1885. Seu principal legado foi o hino do Estado e suas poesias. Foi fundador da Academia Mato-grossense de Letras e o primeiro a ocupar a cadeira na Academia Brasileira de Letras. O outro homenageado é Joaquim Duarte Murtinho, médico e precursor da homeopatia no Brasil. Ocupou cargos importantes políticos, como senador e ministro da Fazenda.

O museu tem o objetivo de levar educação, cultura, pesquisa e a inclusão social. Sua missão é a de transmitir conhecimentos arqueológicos e paleontológicos a pessoas de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento, incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do meio ambiente.

Quem visita o espaço tem a oportunidade de conhecer uma exposição permanente dividida em arqueologia e paleontologia, além de outras ações que se estendem no entorno da casa, como o orquidário, o viveiro de plantas nativas, podendo chegar até às margens do rio Cuiabá, onde está construída a Casa Dom Aquino. O local também é conhecida como chácara Bela Vista. Tem aproximadamente dois mil hectares e possui 12 cômodos com alicerce de tijolinho maciço e paredes de adobe.

A exposição paleontológica inclui os fósseis do Estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica representando a evolução biológica através das eras geológicas, possuindo desde fósseis de estromatólitos do pré-cambriano, de dinossauros (Sauropoda) do mesozóico até fósseis de extinções recentes (10.000 anos) como preguiças (Eremotherium laurillardi) e tatu gigantes (Pampatherium humboldti) do final do quaternário.

Já a exposição arqueológica inclui uma maquete com a reconstituição de uma aldeia indígena pré-histórica e artefatos produzidos pelo homem pré-histórico, como machadinhas, ponta de lança e cerâmicas. Também há artefatos dos séculos XVIII e XIX como fragmentos de cerâmicas neo-brasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferro e moedas.

O Museu faz visitas guiadas por monitores que explicam cada peça exposta, oferecendo um claro entendimento sobre a Pré-História exposta no espaço, que ainda conta com sala de vídeo com documentários de educação patrimonial e ambiental. Além de uma agenda anual de eventos que traz uma programação diversificada e rica culturalmente, com oficinas, palestras, cursos de reciclagem, manejo de orquídeas, reconstituição de fragmentos de cerâmicas arqueológicas e outros tudo gratuito a população.
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/09/2014 - 17:22 e atualizado em 22/09/2014 - 17:22

Últimas

O que vem por aí