Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Oceanógrafo Rio Grande

Complexo de museus mostra as riquezas dos mares

Conhecendo Museus

No AR em 27/12/2014 - 17:30

Vista do Eco-Museu da Ilha da PólvoraO Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios deu origem ao complexo de museus e centros associados da Fundação Universidade do Rio Grande, atualmente constituído pelo Museu Antártico, o Museu Náutico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) e o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha (CEFAM).

Nesta semana, as câmeras do Conhecendo Museus faz uma viagem a esse fascinante ecossistema marinho para mostrar a você muitas riquezas dos mares. Fundado em 8 de setembro de 1953, o Museu Oceanográfico mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.

Fachada do Museu AntárticoExposição permanente do Museu OceanográficoNos painéis são apresentadas várias conchas, que enriquecem a sua coleção de moluscos, atualmente com 51.000 lotes.  Considerada a mais importante da América do Sul, a coleção foi organizada pelo Diretor Fundador do Museu Oceanográfico, o Professor Eliézer de Carvalho Rios. Aproximadamente 50% do acervo representa a malacofauna brasileira. Os espécimes são preservados inteiros secos, inteiros em líquidos e partes de espécimes secos (peles, esqueleto, conchas, ossos, crânios, ovos, penas).

A Universidade Federal do Rio Grande tem por regimento uma opção prioritária pelo mar. Nesse sentido, tem sido particularmente significativa a contribuição de seu complexo de museus e centros associados, tanto por meio de exposições permanentes e itinerantes quanto pela sua capacidade de dialogar com a comunidade, acrescendo-lhe a vontade de descobrir o mundo oceânico e mobilizando-a para a defesa do patrimônio marítimo costeiro nacional.
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/12/2014 - 18:42 e atualizado em 17/12/2014 - 18:42

Últimas

O que vem por aí