Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museus Castro Maya

Intituições cariocas, o Museu da Chácara do Céu e o Museu do Açude,

Conhecendo Museus

No AR em 07/04/2016 - 06:30

Fachada do Museu do Açude O Conhecendo Museus desta semana faz uma visita a espaços de cultura e conhecimento, situados no Rio de Janeiro. Os Museus Castro Maya - Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa e Museu do Açude, no Alto da Boa Vista. Juntos, eles integram o conjunto de museus cariocas pertencentes ao  Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura (IBRAM).

A filosofia dos museus da Chácara do Céu e do Açude foi elaborada a partir da ampliação do conceito de patrimônio - que atualmente inclui, além dos bens móveis e imóveis de valor histórico e artístico, o meio ambiente e os chamados bens não tangíveis, como a língua de um povo, suas tradições, costumes, conhecimentos técnicos e experiências práticas.

O Museu do Açude fica na Floresta da Tijuca é apropriado para refletir sobre essa floresta urbana. Cabe ao Museu do Açude desenvolver e apoiar atividades que possam articular temas como educação ambiental, turismo ecológico, estudos do meio ambiente, além da criação do Espaço de Instalações Permanentes: um circuito museológico ao ar livre com obras de artistas brasileiros contemporâneos.

A coleção de arte oriental, reunida por Castro Maya, possui exemplares raros de escultura chinesa, indiana e indochinesa, bem como de porcelanas de procedências diversas. As artes aplicadas estão igualmente representadas por expressivo conjunto de mobiliário luso-brasileiro, prataria de origem brasileira, portuguesa, inglesa e francesa e por cristais franceses.

Conhecendo Museus já apresentou 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/11/2012 - 13:46 e atualizado em 27/06/2013 - 18:03

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí