Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crimes virtuais pautam o Viralizando desse sábado (11/01)

Alan Ribeiro conversa com especialista em direito digital

O Viralizando que vai ao ar neste sábado (11) às 18h, na TV Brasil, traz à tona o debate sobre crimes virtuais. Para falar sobre esse tipo de delito, que se refere às atividades criminosas realizadas por meio de computadores ou da internet, o apresentador Alan Ribeiro conversa com Márcio Marques, especialista em direito digital.

Além de explicar os tipos mais comuns de crimes cometidos online, Márcio apresenta um panorama da legislação brasileira sobre o assunto. Os malfeitores virtuais contam com diversos métodos e ferramentas, como phishing, vírus, spyware, ransomware e engenharia social, com o objetivo de roubar dados pessoais ou praticar fraudes.

Diariamente, são registrados pelo menos 366 crimes cibernéticos em todo o país. O levantamento mais recente, feito em 2018 pela associação SaferNet Brasil em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), contabilizou 133.732 queixas de delitos virtuais, como pornografia infantil, conteúdos de apologia e incitação à violência e crimes contra a vida e violência contra mulheres ou misoginia, entre outros.

Em comparação ao ano anterior, a quantidade de ocorrências deu um salto de quase 110% — em 2017, a associação registrou 63.698 denúncias, o que coloca o Brasil no segundo lugar do ranking de países com maior número de casos.

Linguagem da internet, humor e elementos da cultura pop

Apresentado pelo youtuber Alan Ribeiro, o Viralizando busca ampliar o diálogo com o público jovem, dinamizar a grade da emissora pública e trazer para a televisão o potencial de comunicação, negócios e humor da internet.

Com estrutura flexível, o fio condutor de cada episódio é uma entrevista em estúdio, mas diferentes quadros formam o programa trazendo um pouco da linguagem e do que é produzido na internet para a telinha.

Os quadros da atração ampliam a discussão dos temas levantados no estúdio para outros interlocutores. A ideia é trazer conteúdos quentes das redes, agregar doses de humor nas edições e brincar com elementos da cultura pop e nerd. Se o conteúdo do Viralizando é sério e altamente relevante, a forma é bem-humorada, leve e dinâmica, como quase tudo o que se produz para a web.

As edições do Viralizando são disponibilizadas antes na web na estratégia "digital first" e podem ser conferidas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/viralizando e no aplicativo EBC Play, nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço http://play.ebc.com.br.

Serviço:

Viralizando – sábado, dia 11/01, às 18h, na TV Brasil
Viralizando - aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 09/01/2020 - 12:15 e atualizado em 09/01/2020 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí