Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciranda do Thianguá e Lira de Ouro

Cultura Ponto a Ponto - Quinta, 15 de Julho

Cultura Ponto a Ponto

No AR em 01/05/2013 - 15:00

Cultura Ponto a Ponto

Ciranda do Thianguá e Lira de Ouro

O Cultura Ponto a Ponto desta quinta-feira (22) conta a história de Dircinha, uma figura folclórica em Boa Vista. Há 22 anos, quando saiu com o marido de Manaus, Dircinha levou a dança da ciranda e do cangaço para a capital de Roraima. Ali, formou o primeiro grupo convidando as pessoas para um ensaio através de um anúncio na rádio local. No primeiro dia, apareceram 10 pessoas. Hoje, são cerca de 80 casais no grupo principal. A Ciranda do Thianguá se apresenta pelas cidades do norte do Brasil, na Guiana e na Venezuela. O grupo de dança é a extensão da sua vida. Sua casa é o local de ensaios e toda a sua família dança. Para ninguém faltar aos ensaios, o marido da Dircinha dirige um ônibus pela cidade recolhendo os bailarinos que não podem pagar passagem ou vivem em locais sem transporte público.

Já o Ponto de Cultura Lira de Ouro é um espaço que reúne várias linguagens artísticas. O Centro Cultural é apoiado e reconhecido pelo Ministério da Cultura, e tem como objetivo concentrar, disseminar e irradiar todas as manifestações artísticas do município de Duque de Caxias (RJ, oferecendo cursos e oficinas de música, teatro, capoeira e inclusão digital. A Lira de Ouro oferece aos grupos e artistas um espaço para mostras e divulgação de suas obras, tornando-se um verdadeiro caldeirão cultural da Baixada.

Direção e roteiro João Vargas
Direção de Produção Flávia Maggioli
Coordenação de Produção Meri Mercia
Parceria TV Brasil e Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC. , 14h30.

Horário: Quintas, às 19h30.

Livre




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/07/2010 - 01:24 e atualizado em 21/11/2012 - 04:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí