Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A deputada Dandara Tonantzin é a convidada do DR com Demori

Dando a Real com Demori

No AR em 28/11/2023 - 22:00

Este episódio do programa Dando a Real com Demori traz uma conversa com a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG). Durante a entrevista com o jornalista Leandro Demori, a convidada fala, entre outros assuntos, sobre ações afirmativas e cotas raciais, a precária presença feminina na Câmara dos Deputados e lembra o episódio em que o turbante que usava foi brutalmente arrancado dela em uma festa.

Pedagoga, mestre em educação, ativista e eleita em 2022 como deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores por Minas Gerais, Dandara Tonantzin iniciou a vida política em 2020, quando se tornou vereadora em Uberlândia, tendo sido a mais votada naquela eleição. A deputada, que ingressou no curso de pedagogia aos 16 anos pelo sistema de cotas, defende a mudança que a política promoveu em nossa sociedade. "As cotas possibilitaram o ingresso de estudantes negros de escola pública e baixa renda. Se não fosse essa agenda afirmativa, nós demoraríamos nove gerações para elevar ao patamar que nós elevamos hoje nas universidades.", afirma.

Sobre a Câmara dos Deputados, ela destaca que "é muito ruim que, numa democracia, os nossos representantes não tenham a cor, o cheiro, a origem, a identidade dos seus representados: o povo brasileiro."

O bate-papo discute ainda a importância da luta contra o preconceito de gênero. Sobre o desafio, ela diz que "a partir do momento que uma mulher negra entende que o quartinho da empregada não é a única alternativa pra ela, dificilmente ela volta pra esse lugar da subordinação". Ela lembra, ainda, do episódio ocorrido em 2017, em Uberlândia, quando ao participar de uma festa de formatura, foi agredida e teve o turbante que usava arrancado. Dandara dá detalhes sobre a repercussão do caso e de que forma isso a afetou.

 DR com Demori com Dandara Tonatzin
A partir do momento que uma mulher negra entende que o quartinho da empregada não é a única alternativa pra ela, dificilmente ela volta pra esse lugar da subordinação, afirma a deputada Dandara Tonantzin - Joédson Alves/Agência Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/11/2023 - 16:35

Últimas

O que vem por aí