Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

DR com Demori recebe Preto Zezé, presidente da CUFA

Bate-papo fala sobre racismo no Brasil e o trabalho da Central

Dando a Real com Demori

No AR em 30/01/2024 - 22:00

O jornalista Leandro Demori recebe o produtor artístico e musical, escritor, empresário e rosto da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, para um papo direto no programa DR com Demori, apresentado pela TV Brasil nesta terça (30), às 22h. Na entrevista inédita, eles conversam sobre trajetória pessoal, a cultura do rap, racismo e o trabalho da instituição no Brasil e no mundo.

A atração tem uma versão em formato radiofônico transmitida no mesmo dia, mais tarde, às 23h, na Rádio MEC e na Rádio Nacional. O conteúdo também fica disponível para o público assistir no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da TV Brasil.

Trajetória

DR com Demori 1
Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas - Joédson Alves/Agência Brasil

Na conversa, Zezé lembra sua trajetória, desde quando conseguiu o primeiro emprego que o tirou das ruas até a expansão do trabalho da CUFA para outros países. Na pandemia, a instituição teve um crescimento substancial e expandiu sua presença de 870 favelas, em 2019, para mais de 5 mil, em 2023. Hoje, o trabalho ganhou o apoio das Nações Unidas, chamou a atenção de outros países e tem conexões com ativistas de todo o mundo.  

Sobre as críticas em relação à participação da instituição em grandes eventos, Preto Zezé defende que o social e o econômico se retroalimentam e que eventos como o ExpoFavela, parceria da CUFA, colocam lado a lado grandes nomes como o apresentador Luciano Huck e o empresário Kondzilla, representando o outro lado. "É essa percepção de entender que o poder está com a gente e que não dá mais para a gente produzir riquezas e oportunidades e não usufruir delas", defendeu.

Racismo

O bate-papo aborda ainda a questão do racismo e de como ele está enraizado na educação e na sociedade brasileira. O convidado afirma que a cultura do rap o ajudou muito a "organizar as ideias". "Eu fui descobrir que era preto com 16/17 anos. Então você não tinha nem referência de nada na sua vida", conta. Ainda sobre o tema, Preto Zezé acredita que acha que a punição para o racismo é ainda pequena e conta que tem o projeto de um livro que mostra casos cotidianos de racismo e como é possível responder a essas situações de forma a inserir a reflexão sobre o tema, o que ele chama, com bom humor, de "constrangimento pedagógico".

DR com Demori 2
Preto Zezé conversa com Leandro Demori - Joédson Alves/Agência Brasil

 

Sobre o programa

O talk show Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente "DR com Demori", traz personalidades do mundo da política para um papo mais íntimo e direto, na tela da TV Brasil. Já passaram pela mesa nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o psicólogo Alexandre Coimbra e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.

A atração vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na telinha da emissora pública. DR com Demori tem janela alternativa aos sábados, às 19h30, e aos domingos às 22h30. Disponível no app TV Brasil Play, a nova produção ainda é veiculada pela Rádio Nacional e pela Rádio MEC na programação de terça, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 30/1, às 22h, na TV Brasil
Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 30/1, às 23h, na Rádio Nacional e na Rádio MEC
Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 30/1, para quarta-feira, dia 31/1, às 3h30, na TV Brasil
Dando a Real com Leandro Demori – sábado, dia 3/2, às 19h30, na TV Brasil
Dando a Real com Leandro Demori – domingo, dia 4/2, às 22h30, na TV Brasil
Dando a Real com Leandro Demori – domingo, dia 4/2, para segunda-feira, dia 5/2, às 4h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/01/2024 - 16:35

Últimas

O que vem por aí