Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazônia Postal

Documentário propõe a troca de vídeo-cartas entre jovens do Amazonas

DOC Brasil

No AR em 06/05/2018 - 23:00

Série que apresenta trocas de vídeo-cartas produzidas por jovens moradores de diferentes cidades do Amazonas. Os jovens de Manaus se correspondem com jovens de cidades pertencentes às quatro mesorregiões do estado: Parintins, na mesorregião do Centro; São Gabriel da Cachoeira, na mesorregião Norte; Tabatinga, na mesorregião Sudoeste e Lábrea, na mesorregião Sul.

A partir dessas vídeo-cartas, escritas e filmadas em primeira pessoa, temos um grande mosaico sobre a vida na Amazônia hoje.

Documentário propõe a troca de vídeo-cartas entre jovens do Amazonas
Documentário propõe a troca de vídeo-cartas entre jovens do Amazonas - Divulgação/Rizoma

Episódio 1
Conhecemos como foi o processo de seleção para a série e quais foram os jovens escolhidos. Os candidatos leem trechos de suas cartas, que juntas compõem um amplo painel sobre a vida nas cidades de Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Lábrea a partir do ponto de vista de alguns de seus jovens moradores.

Episódio 2
Correspondências entre os jovens das cidades de Manaus, que nos últimos anos subiu à posição de um dos maiores PIBs do Brasil entre as capitais, e São Gabriel da Cachoeira, cidade situada no Alto Rio Negro, extremo Noroeste do Brasil, onde 90% da população é indígena e cuja área territorial faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela.

Episódio 3
Correspondências entre os jovens das cidades de Manaus que têm enfrentado sérios problemas urbanos, nos últimos anos, em decorrência de seu rápido crescimento populacional, e Lábrea, cidade mais ao Sul do Estado do Amazonas, situada na calha do rio Purus, região de baixa densidade demográfica.

Amazônia Postal apresenta um retrato atual do estado do Amazonas
Amazônia Postal apresenta um retrato atual do estado do Amazonas - Divulgação/Rizoma

Episódio 4
Correspondências entre os jovens das cidades de Manaus, que, desde o final da década de 1960, têm sustentado sua economia com base no Polo Industrial, que tem movimentado grande contingente de trabalhadores de diferentes cidades e países, e Tabatinga, situada no Alto Solimões, com fronteira terrestre com a Colômbia e fronteira fluvial com o Peru, local de intenso deslocamento cotidiano entre esses diferentes países.

Episódio 5
Correspondências entre os jovens de Manaus, cidade que tem diversos movimentos culturais que buscam meios para existir entre a tradição e a contemporaneidade, e Parintins, ilha situada no Baixo Amazonas, famosa mundialmente pela festa dos bois Garantido e Caprichoso, que, nos últimos anos, vem se consolidando como um polo universitário.

Direção: Gustavo Soranz e Erlan Souza
Produção: Rizoma

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/05/2018 - 11:10

Últimas

O que vem por aí