Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bicicletas de Nhanderú

Documentário mostra a busca por purificação na tribo dos Mbyá-Guarani,

DOC Brasil

No AR em 12/10/2014 - 22:40

O documentário Bicicletas de Nhanderú é uma imersão na espiritualidade e na cultura dos Mbyá-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

O filme começa quando um raio atinge uma árvore e o índio mais velho da tribo acredita que seja um sinal de que é preciso rever as atitudes que os membros da aldeia têm tomado. De acordo com sua crença, quando cai um raio quer dizer que Nhanderú, deus que tem Tupã como mensageiro, não está satisfeito com a tribo.

Ele acredita ainda que o alerta tenha sido confirmado por um sonho que teve, em que Nhanderú manda construir uma casa de reza que serviria para que os jovens não se envolvessem com a cultura dos brancos e pudessem meditar e purificar seus corpos, livrando-se do mal.

Bicicletas de Nhanderú narra a cultura indígena e mostra como a influência do “homem branco” ameaça a religiosidade desse povo que tem se deixado levar por hábitos como a bebedeira, festas e jogos que, segundo a crença da aldeia, fazem mal ao espírito.

A ideia de filmar o documentário surgiu durante conversas entre o diretor Ariel Ortega e o índio mais velho da aldeia. Durante as gravações, Ariel resolveu investir em dois meninos como personagens principais, e é em torno deles que o filme se desenvolve. Reprise. 45 min.




Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Ariel Ortega e Patrícia Ferreira

Livre

Criado em 13/03/2013 - 11:54 e atualizado em 09/10/2014 - 19:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí